1
resposta

Gravação de vídeo

Realizei a gravação de um vídeo falando sobre um tema que tenho plano domínio e percebi que falo muito rápido e não faço boas conexões entre os assuntos. Preciso diminuir a velocidade da fala e fazer transições suaves entre os temas para manter a coesão e a fluidez da apresentação.

1 resposta

Olá novamente, Luciane!

Entendo sua preocupação e é ótimo ver que você está se autoavaliando e buscando melhorar suas habilidades de comunicação. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a fluidez e a coesão da sua apresentação:

  1. Pratique: Antes de gravar o vídeo final, faça vários testes. Isso te ajudará a se familiarizar com o conteúdo e a maneira como você deseja apresentá-lo.

  2. Respire: Lembre-se de respirar entre as frases. Isso não só te ajudará a diminuir a velocidade da fala, mas também criará uma pausa natural que pode ser usada para transições suaves entre os temas.

  3. Planeje suas transições: Ao preparar sua apresentação, pense em como você pode conectar um ponto ao próximo. Isso pode ser feito através do uso de frases de transição como "Agora que discutimos [tema anterior], vamos passar para [próximo tema]".

  4. Use anotações: Ter um esboço ou anotações pode te ajudar a manter o foco e garantir que você não perca nenhum ponto importante.

Por exemplo, se você estivesse falando sobre a importância da comunicação assertiva em um ambiente de trabalho, poderia começar discutindo o que é comunicação assertiva e por que é importante. Em seguida, você poderia usar uma frase de transição como "Agora que entendemos a importância da comunicação assertiva, vamos discutir como podemos melhorar essa habilidade". Isso não só te ajudaria a diminuir a velocidade da fala, mas também a criar uma transição suave entre os temas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software