1
resposta

Granularidade x Periodicidade

Estou um pouco confuso quanto a granularidade e periodicidade, em outra pergunta feita por aqui consegui entender que a Periodicidade é o tempo que as informações serão atualizadas no DM, e a granularidade seria o nível de detalhamento dos dados (Podem me corrigir a vontade). Mas ainda assim, confundo os dois e não consigo pensar em um exemplo mais prático que possa me ajudar a entender melhor o conceito sem ficar confuso. Aguardo alguém :)

1 resposta

Oii Arthur, tudo bem?

Seu entendimento sobre periodicidade e granularidade estão corretos.

Um exemplo prático de peridiocidade: o tempo que o DW será atualizado, isso é relativo, pode ser a cada dois, três meses, semestralmente. Então a peridiocidade desses dados será de cada três meses, vamos supor.

Um exemplo prático de granularidade: quanto mais subdivididos e granulares são os dados, mais detalhados eles serão. Vamos supor a dimensão tempo, podemos ver esses dados em anos, semestres, trimestres, bimestres, meses, semanas, dias, horas. Pode ver que conforme vamos 'descendo' a granularidade, mais detalhado fica. Dessa forma, o gestor pode escolher visualizar os dados da forma que quiser.

Espero que tenha te ajudado melhor a entender os conceitos. Qualquer coisa é só falar, beleza? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software