Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Granularidade do fator tempo

Nos ultimos minutos da aula o professor indica que a granularidade do tempo deve ser a mesma para os fatore "salario" e "vendas" de modo a colocar os salário no mesmo grão que as vendas. Logo salários, apesar de ser em meses, ele deve ser contabilizado em dias. Neste caso, para haver este tipo de igualdade de unidade, como deveria ser exposto estes salário em dias no banco de dados?

  • O salário inteiro em um unico dia? Ex: salário de 1000, colocar todo salário no dia 01/01 e do dia 02/01 a 30/01 zerado
  • O salário dividido pelo número de dias de vendas? Ex: 30 dias de vendas (33 rais por dia de salario)
  • O salário proporcional ao total de vendas do dia? no dia 01 vendeu 10% do total do mes (100 reais de salário neste dia), no dia 02 vendeu 5% do total de vendas do mes (50 reis), e assim por diante. Qual seria a melhor estrutura ou a melhor prática para este tipo de cenário?

Obrigado!

Abraços

2 respostas
solução!

Olá Oswaldo, tudo bem?

Vamos rever os conceitos rapidinho:

Granularidade: É o menor grão da dimensão tempo associado a uma ocorrência.

Periodicidade: É o menor grão da dimensão onde eu faço as fotografias, ou seja, exato momento da ação.

Sobre a modelagem, vai depender do que o cliente precisa de informação para ser analisada e o papel do analista é modelar para que isso seja possível e fique claro, condizente com as informações extraídas dos dados. Podendo ser por exemplo diária, para saber o dia que mais vendeu ou menos vendeu, ou ainda por porcentagem de venda, indicando alguma ação de marketing utilizada, ou mensal também, contanto que tudo esteja no mesmo modelo/formato.

Ficou mais claro? Espero ter ajudado :)

Qualquer dúvida é só falar, tá bom? Bons estudos :D

Ficou claro o ponto Mari. Muito o obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software