Gostaria de saber como posso usar o "GRANT ALL PRIVILEGIES" para deixar meu banco de dados mais seguro.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber como posso usar o "GRANT ALL PRIVILEGIES" para deixar meu banco de dados mais seguro.
Caro Sergio,
O "GRANT ALL PRIVILEGIES" faz justamente o contrário do que você deseja, ele dá poder de super usuário para aquele usuário que você está concedendo esse tipo de privilégio.
O mais indicado é você conceder apenas os privilégios necessários, de acordo com cada perfil de usuário. Exemplo: Um usuário só deve consultar os dados de uma tabela no banco, com o comando citado, ele teria acesso à todos os objetos do banco, inclusive podendo excluir essa tabela. Portanto, o correto seria você apenas dar permissão de select para esse usuário, que seria: "GRANT SELECT ON nome_da_tabela TO usuario;"
Caso esse usuário precise também inserir registros nessa tabela, o privilégio seria: "GRANT SELECT, INSERT ON nome_da_tabela TO usuario;".
O importante é você não conceder mais privilégios do que o usuário necessita, mantendo assim, o seu banco de dados mais íntegro e seguro.
Espero ter ajudado.
Valeu, Guilherme.
Obrigado