Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

GRANDE QUANTIDADE DE DADOS / MCM PAR

Como faço para criar esse modelo de MCM com sazonalidade par com uma grande quantidade de dados? Caso tenha que mexer com 2.000 linhas por exemplo. Adicionar linha por linha para separar seria inviável.

Abraços.

2 respostas
solução!

Olá Gleice!

Tudo bem?

No vídeo eu criei esse espaçamento entre os dados pra mostrar de forma visual que estávamos centralizando as médias. Na prática você não tem a necessidade exata de criar esses espaços, e pode usar a mesma estratégia de criar médias entre as MCM.

Além disso, nós podemos utilizar algumas estratégias pra resumir os dados. Por exemplo, quando falamos de sazonalidade estamos tratando sobre séries temporais, necessariamente envolvendo o tempo. Se estivermos tratando com meses, 2000 meses é uma quantidade bem considerável(quase 167 anos). Claro que a sazonalidade poderia se apresentar de forma diária, ou em horas, e eu poderia ter uma quantidade grande de dados. Nesse caso, poderíamos pensar em resumir esses dados, agrupando as informações em semanas, ou meses(dependendo do caso, se fizer sentido no contexto que estivermos trabalhando). E mesmo nesse caso, eu poderia aplicar médias para me ajudar a resumir ainda mais os dados para me auxiliar na análise.

Nós também poderíamos fazer um recorte do conjunto total dos dados, como nós vemos na aula 5. Em alguns casos isso acaba nos ajudando a simplificar o trabalho e, se fizermos uma boa seleção de dados, podemos ter um resultado bem próximo do que teríamos se estivéssemos trabalhando com o conjunto total das informações.

Bom, é isso. Espero ter ajudado.

Caso eu não tenha sido claro, ou se tiver qualquer outra dúvida é só me avisar aqui ;)

Abraços!

Obrigada, Daniel! Agora compreendi. :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software