1
resposta

Gráficos com Arduíno

Olá, estou desenvolvendo um projeto onde estarei realizando a medição de corrente com um Arduíno utilizando um medidor de corrente não invasivo, porém, a minha duvida é como eu posso montar um gráfico que irá registrar o módulo da corrente instantânea pelo tempo, alguma dica de pelo menos o que devo procurar estudar para realizar isso?

1 resposta

Oi Vitor, como você está? Espero que esteja bem

Sinto muito por você ter tido que esperar tanto tempo para obter uma resposta. Vou tentar te auxiliar, tudo bem?

Temos um recurso nativo na IDE do Arduino(Serial Plotter) que permite a exibição de gráficos, mas talvez ela não te atenda muito, já que pretende fazer algo personalizável.

Então, nesse caso, recomendo que você salve os dados no excel e após os dados serem coletados, manualmente faça a geração do gráfico. O bom dessa abordagem é que você conseguirá manipular de forma simples qualquer tipo de gráfico de acordo com sua preferência, já que o excel oferece uma gama de opções. Abaixo, algumas referências:

Outra possibilidade e talvez mais direta, seja utilizar a linguagem Python com a biblioteca Pyserial e a Matplotlib(responsável por desenhar o gráfico). Veja neste link o funcionamento de uma plotagem em real time para leitura de um potenciômetro. Abaixo, algumas referências(algumas estão em inglês, mas utilizando o recurso de tradução oferecido pelo navegador é possível compreender):

• Artigo(inglês) Plotando dados seriais do arduino em tempo real com Python.

• Artigo(inglês) Plotando dados da porta serial em tempo real usando python e Matplotlib

• Artigo(português) Exibir dados do Arduino graficamente em tempo real com Python.

Caso nunca tenha trabalhado em python com o arduino, recomendo este artigo, onde o mesmo aborda sobre como começar a utilizar essa linguagem no microcontrolador. No mais, deixo a documentação da Pyserial e da Matplotlib:

Sei que são muitas informações, mas verifique a que te atender melhor. Qualquer coisa estou por aqui.

Abraços e bons estudos!