2
respostas

Gráfico - erro

Olá, estou com dificuldade para criar um gráfico que no geral parece ser fácil, mas estou errando e não sei em que ponto. Estou partindo de uma tabela do Excel salva em cvs, e com uma base de dados simples. OBS: O mês já está como datetime

Meu objetivo é relacionar o "Mês" com o "IPCA", mas quando eu plot essas duas vari aves eu obtenho um resultado com uma pendente crescente e não variante.

Esse é o resultado, alguém poderia me explicar a onde estou errando?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Leonardo, tudo bem?

Note que os valores do IPCA em seu exemplo estão separados por vírgula, sendo que no Python a separação decimal utiliza ponto, pois segue o padrão americano. Neste caso, ele deve estar considerando cada valor do IPCA como do tipo objeto.

Uma solução seria tentar aplicar o método replace() de uma string, para alterar as vírgulas para ponto e, em seguida, alterar os seus dados do tipo objeto para numérico. Uma possível solução seria está

# Trocando as vírgulas do IPCA para ponto
df["IPCA"] =  df["IPCA"].str.replace(',','.')

# Alterando os dados do IPCA de object para numeric
df["IPCA"] =  pd.to_numeric(df["IPCA"])

Esse mesmo processo deve ser utilizado nas colunas N. Indice e Inflão, caso queira utilizá-las em sua análise da mesma forma.

O código que apontei deve ser utilizado antes do plot, mas sugiro que as alterações sejam feitas logo após a carga dos dados no seu Jupyter.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só chamar!

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Afonso, boa tarde.

Troquei as vírgulas por pontos utilizando o exemplo que você me passo, mas não funciono. No entanto, alterei os dados do IPCA para numeric e funcionou. Muito obrigado!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software