1
resposta

grafico de silhueta meanShift

Bom dia! Estou fazendo o gráfico de silhueta para o MeanShift. Na minha execução obtive um gráfico distinto do gráfico do professor, é normal ou fiz algo errado?

1 resposta

Olá Rayssa, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Não ocorreu nenhum erro, isso é completamente normal.

O MeanShift aceita um parâmetro bandwidth, conhecido como largura de banda. Para estimar essa largura de banda foi utilizada um método estimate_bandwidth que depende de certa aleatoriedade em seus cálculos. Devido a isso, cada vez que for rodar o código de estimativa da largura de banda poderá encontrar resultados diferentes.

Logo o gráfico de silhueta se mostrará diferente a cada execução do código, por existir esse fator aleatório no processo.

Você pode utilizar um parâmetro random_state da função estimate_bandwidth para que os resultados sempre sejam gerados da mesma forma em todas as execuções. Para ter mais detalhes, cheque a documentação da função estimate_bandwidth.

Outra forma de fixar os resultados é definindo uma SEED. É muito comum a utilização do random_state e SEED fixos para algoritmos que dependem de aleatoriedade. Para mais detalhes sobre o SEED, confira os dois tópicos a seguir:

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!