Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Gráfico de Indicador

Eu possuo 3 valores que preciso demonstrar no indicador de vendar: Valor vendido, Valor orçado de vendas para aquele mês e o valor que efetivamente eu tenho previsto para receber.

Sendo que se eu coloco o valor máximo como o valor orçado ele pode ser menor do que o valor esperado para receber. E se coloco o orçado como a meta, o valor esperado para receber que ficaria no valor máximo poderia ser maior. Com isso estou tendo dificuldade de expor essa indicação para que fique de maneira automática todo mês e deixando uma margem de extrapolação no caso do valor máximo.

3 respostas

Olá, Cristiano! Tudo bem?

Primeiramente bem-vindo ao fórum Alura! 💙

Entendi que você está tentando trabalhar com três referências no indicador (realizado, orçado e previsto a receber) e que o desafio está justamente em definir o valor máximo e a meta sem gerar inconsistência quando um ultrapassa o outro, certo?

Para conseguir te ajudar de forma mais assertiva, preciso entender melhor o problema.

Você está seguindo algum passo específico do curso ou aplicando isso em um projeto próprio?

Se for de uma aula, você pode me enviar:

• link da aula
  • passo a passo que você já fez até aqui
  • um print do visual com o comportamento atual

Se for um projeto seu, seria interessante ver:

• passo a passo realizado, como estão suas medidas (DAX), por exemplo.
  • qual visual está usando (KPI, cartão, etc.)
  • e um print do resultado

Com isso consigo te orientar melhor, inclusive sugerindo uma forma de estruturar esses três valores sem conflito no indicador.

Fico no aguardo de mais informações!

Bom é um projeto meu. O Dax traz já traz a informação correta. A questão está em trazer a informação. no momento da exibição. vou trazer aqui o exemplo.

Ex1 - Tendo uma meta mensal de 9MM o valor de previsão do mês em 10MM

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Nesse caso o grafico de indicador não faz mensão dele como sendo se não estivesse sendo considerado.

Para os gestores do negócio querem visualizar o Meta mensal que foi estipulada (9 Milhões) e caso o valor da previsão de recebimento que existe no mês venha a ultrapassar ela seja considerada no gráfico.

A única forma que consegui deixar os três números visíveis e que fosse sempre assim com o passar do tempo foi utilizando um gráfico de colunas clusterizado mas não ficou uma visualização muito adequada tendo em vista que quero mostrar em ênfase o valor vendido no mês.

solução!

Olá, Cristiano! Tudo bem?

Obrigada pelo retorno e pelas imagens!

Suas medidas DAX de Valor Recebido, Meta e Previsão já estão calculando os valores corretamente, então o desafio é puramente visual. O indicador nativo do Power BI é focado em dois pontos principais: o Valor e a Meta (Valor de destino). Quando a sua Previsão de 10 Mi ultrapassa a Meta de 9 Mi, o gráfico "corta" o desenho porque entende que o limite visual padrão é a meta.

Para resolver isso, você pode definir um Eixo Máximo dinâmico. Para isso, você tem que criar uma medida simples de ajuste de escala, como por exemplo: Eixo Grafico = MAX([Soma de Meta Mensal], [Soma de Previsão até o fim do mês]) * 1.1.
Ao arrastar essa medida para o campo Valor máximo do visual, você garante o espaço necessário para a barra crescer e mostrar que a previsão ultrapassou a meta original, mantendo a margem de extrapolação que você precisa.

Na configuração dos campos, você deve utilizar o Valor como a Soma de Valor Recebido, o Valor de destino como a Soma de Meta Mensal e o Valor máximo como essa nova medida de "Eixo Gráfico". Além disso, para que a Previsão também apareça visualmente além do número, você pode habilitar o Rótulo de Dados ou usar uma Linha de Referência no painel de análise. Assim, o gestor verá o traço da Meta em 9 Mi e o gráfico indicando o preenchimento até o valor da Previsão.

Espero que funcione! Boa sorte no seu projeto!

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!