1
resposta

Gráfico de área por meses agrupados por anos

Olá. Estou concluindo o Desafio do curso e gostaria de apresentar minhas vendas mensais atraves dos anos, para identificar possíveis sazonalidades. A minha ideia seria apresentar o gráfico mais ou menos desta forma: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Porém não consegui fazer agrupar os meses para os anos que temos nos dados. Como faço para fazer isto?

1 resposta

Oii, Milton! Tudo bem?

Parabéns por estar concluindo o seu desafio!

Como sugestão, você pode utilizar o filtro dropdown para segmentar os dados por ano. Na página do desafio, contém um botão escrito Ver opinião do instrutor, por lá você pode inspirar nas sugestões disponibilizadas também. E no link abaixo, você pode explorar um pouco mais sobre a segmentação.

Outra alternativa, é utilizar o DAX. É uma forma um pouco mais complexa, na qual é preciso criar uma coluna calculada para extrair o ano da data da venda. Você pode fazer isso usando a função YEAR no Editor de Consultas (Power Query) ou diretamente no Power BI com uma coluna calculada usando DAX. E FORMAT OU MONTH para extrair o mês da data de venda. Após a criação da coluna calcula, selecione o tipo de gráfico de área, arraste a coluna de mês para o eixo de categorias do gráfico e arrasta a coluna ano para a legenda do gráfico. E, para os valores, arraste a coluna de total de vendas para o campo Values.

Espero que uma dessas sugestões te ajude de alguma forma. Não esqueça de adaptar ao seu projeto tudo que for necessário para obter o resultado que deseja.

E como um plus para o seu estudo, deixo o link da documentação para você explorar essa e outras funcionalidades:

Qualquer dúvida, conte conosco.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software