5
respostas

Gráfico com ordem nos meses

Boa noite! Estou montando um gráfico onde meu eixo horizontal são meses e o vertical são valores dentro daquele mês, mas no mês de março o valor foi maior do que abril, de forma que o gráfico segue a regra do valor e não do volume. Como ajustar? Ele fica: Janeiro Fevereiro Abril Março, mas eu quero ver a evolução por mês. Obrigada

5 respostas

Oii Sarah, tudo bem?

Antes, vamos fazer uma configuração:

• Em Arquivo, clique em Configuração do Relatório
  • Vai abrir uma janela no lado direito, ali você adiciona a fonte de dados e a dimensão do período, que provavelmente deve ser a data.

Feito isso, ao clicar sobre o gráfico, do lado direito irá aparecer as opções para você adicionar as dimensões e as métricas. Em Dimensão do período você deixa como está, já em Dimensão é possível você alterar aquela data para Mês e aí, os meses irão ficar em ordem.

Google Data Studio

Fez isso e ainda não ficou ordenado? Se você abaixar um pouco naquela área, vai ter uma opção que chama Classificar e então você arrasta a dimensão do mês ali e coloque a ordem que deseja, crescente ou decrescente.

Gráfico no Google Data Studio

Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar, tá bom? :D

Oi, Maria! Bom dia.

Quando seleciono a fonte de dados em arquivo > configurações do relatório, ele não aparece nada em "date range dimension", não aparece nenhuma opção. Deveria aparecer, né?

Oi Sarah,

Sim, deveria aparecer. Na sua fonte de dados tem algum campo com data?

Oi, Maria!

Ele tem uma coluna com os meses, mas esta em texto. Devo formatar em data? Pq na verdade, não aparece nenhuma opção, nem mesmo as que tem formato de número... fica em branco..

Tks!

Oi Sarah,

Sim, seria interessante formatar em data o campo mês.