1
resposta

Gráfico CFD: Queda

Do ponto de vista de desenvolvimento de software, entendo que itens podem ser paralisadas antes da entrega pelos motivos que foram citados mas, a partir do momento que foram entregues, entendo que não caberia retirar. Desta forma, num gráfico de queda o "done" ficaria em platô e a queda se refletiria somente nas etapas anteriores. Entendo que mesmo que uma funcionalidade entregue seja desativada ou reformulada, tal desativação gera uma tarefa nova a ser realizada pela equipe, mas a tarefa da primeira entrega deveria continuar contabilizada pois foi realizada. Faz sentido remover da contagem tarefas entregues? Em que situação?

[11:33] A queda é uma situação muito perigosa. Significa que em algum momento o trabalho que estava sendo realizado foi retirado. Ou ficou obsoleto, ou não fazia mais sentido, ou o contrato foi quebrado, ou aconteceu alguma coisa.

1 resposta

Olá, Glaucia! Tudo bem?

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora para retornar sua dúvida, no período passado lidamos com uma alta demanda de tópicos abertos.

Conforme mencionado na aula, a queda em um gráfico CFD indica que algo realmente está errado em seu projeto, pois ou há itens que estavam sendo trabalhados e voltaram, no sentido contrário ao fluxo, (como discutido neste tópico do fórum sobre voltar itens no quadro, e que pode não ser o modo mais correto de lidar com bugs ou problemas), ou há itens que desapareceram, ou entregas que foram canceladas. Neste caso de cancelamento seu raciocínio está correto, mesmo que funcionalidades sejam desativadas, elas gerarão novas tarefas e não haveria necessidade de remover as que já foram executadas. A abordagem que você mencionou seria mais adequada para lidar com problemas de cancelamento/desativação, e evitaria esse comportamento de queda no gráfico CFD.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software