3
respostas

Gradle 6.o para 7.1.1

Boa tarde; Depois que atualizei o Gradle da versão 6.0 para a versão 7.1.1 o não consigomais compilar e retorna a menssagem abaixo:

Launching lib/main.dart on sdk gphone x86 in debug mode... Running Gradle task 'assembleDebug'...

FAILURE: Build failed with an exception.

  • What went wrong: Could not open settings generic class cache for settings file '/Users/macbook/StudioProjects/myapp7/android/settings.gradle' (/Users/macbook/.gradle/caches/6.7/scripts/f0emg6u6oecmxqzgk5g9nn4ui).

    BUG! exception in phase 'semantic analysis' in source unit 'BuildScript' Unsupported class file major version 60

  • Try: Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

  • Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 1s

como faço para fazer o Dawngrade ou resolver o problema.

3 respostas

Fala Genilson, tudo bom?

Cara, eu tenho tido esse mesmo erro com o Gradle com frequência, e o que eu aprendi é que isso é um problema entre as versões do do Gradle e do Java.

No meu caso, eu tinha um Java muito atual, e um Gradle antigo. Minha solução foi abrir o meu projeto Flutter no Android Studio para ele atualizar o Gradle (costumo trabalhar no VSCode).

Mas como no seu caso, começou a dar problemas depois de atualizar o Gradle, recomendo que você tente atualizar seu Java para a versão Java 16, visto que o Gradle na data de hoje ainda não dá suporte à Java 17.


É isso, espero que ajude pois sei que esses errinhos são bem chatos. Mas qualquer coisa estamos aqui para ajudar!

Boa tarde Ricarth, Estou com versão abaixo do Java: MacBook-Pro-de-user:myapp6 macbook$ java -version openjdk version "16.0.1" 2021-04-20 OpenJDK Runtime Environment (build 16.0.1+9-24) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 16.0.1+9-24, mixed mode, sharing) MacBook-Pro-de-user:myapp6 macbook$

Já fiz tudo o que possivel já estou quase optando por restaurar o sistema do MAC isso aconteceu após atualizar o Gradle.

Olá Genilson, blz?

Você ainda está com o problema? Pelo que eu vi no site da homebrew, você consegue instalar uma versão específica do gradle rodando esse comando (se você tiver o homebrew instalado na sua máquina):

brew install gradle@6

Talvez dê certo e ele volte para a versão 6, que era a versão que você estava usando e não tava dando problema, certo?

Eu encontrei esse site que também fala como fazer o downgrade do gradle no mac, caso a tentativa de cima não funcione.

Por fim, eu achei esse Github gist em que o pessoal mostra alguns comandos que podem ser executados no terminal para instalar a versão que você quiser.

Espero que algum desses links te ajude a solucionar o problema, mas continue nos atualizando para tentarmos te ajudar!