Eu sou assistente administrativo e com GPT facilita minha vida me relação de criação de texto formal. E no dia a dia uso para criar imagens para rede social.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu sou assistente administrativo e com GPT facilita minha vida me relação de criação de texto formal. E no dia a dia uso para criar imagens para rede social.
Olá, Michele. Como vai?
É excelente ver como o ChatGPT se tornou um parceiro estratégico na sua rotina como Assistente Administrativo! O seu relato traz um exemplo perfeito de como a Inteligência Artificial Generativa não veio para substituir profissionais, mas sim para atuar como um copiloto que potencializa a nossa produtividade e criatividade no dia a dia.
A sua escolha de usar a IA para essas duas frentes é cirúrgica:
Como você já domina o uso básico dessas duas ferramentas para facilitar sua vida, quero te sugerir duas boas práticas de nível avançado para você elevar a qualidade das suas entregas e economizar ainda mais tempo no setor administrativo:
Em vez de pedir apenas "escreva um e-mail formal", experimente dar contexto e regras específicas para o GPT. Quanto mais direcionado for o prompt, menos genérico o texto fica. Veja um modelo de prompt estruturado:
Aja como um Assistente Administrativo Sênior. Preciso que você redija um e-mail formal direcionado à diretoria.
Regras de escrita:
- Use a norma culta, mas evite termos excessivamente arcaicos (como "vossa senhoria").
- Seja direto e claro, organizando as principais informações em tópicos rápidos (bullet points).
- Termine com uma chamada para ação clara (solicitando a aprovação do relatório anexado).
Contexto: [Insira aqui as informações brutas do e-mail]
Um dos maiores desafios ao criar imagens com IA para redes sociais de empresas é manter a identidade visual (para que os posts não pareçam de marcas completamente diferentes a cada dia).
Para resolver isso, quando o GPT gerar uma imagem com um estilo que você gostou muito (por exemplo, um estilo de ilustração flat, 3D minimalista ou fotografia corporativa limpa), você pode pedir para ele o Seed (a semente numérica da imagem) ou a descrição exata do prompt de imagem que ele usou por baixo dos panos.
Na mesma conversa, você pode pedir os próximos posts dizendo: "Crie uma nova imagem sobre o tema X mantendo exatamente o mesmo estilo visual, paleta de cores e traço da imagem anterior". Isso garante um feed muito mais harmônico e profissional para as redes sociais que você gerencia.
Parabéns pela iniciativa de explorar o potencial da IA Generativa para otimizar os processos do seu trabalho. O mercado valoriza demais profissionais administrativos que sabem usar a tecnologia para entregar resultados com agilidade!
Espero que possa ter lhe ajudado!