4
respostas

Gostaria que o curso foi mais destinado a plataforma Unix

Acho que fica um pouco confuso, principalmente pra mim quando vocês misturam Windows, Unix e Mac.

Gostaria que fosse mais destinado a plataforma Unix , acredito que essa interação seria muito mais valida.

4 respostas

Oi Ricardo, obrigado pela sugestão. Sempre é uma decisão complicada e acaba que sempre tentamos abranger o maior o número de alunos possível. De toda forma, vamos ficar atentos a isso para não ter essa confusão.

Olá, concordo com Ricardo e em especial no curso de Docker a escolha da plataforma foi um pouco infeliz ... Não há Docker nativo para Windows e OSX (nessas plataformas, salvo engano o Docker rodar sobre o Alpine Linux) e a falta de paridade visual pode levar a dúvidas maiores.

Outra coisa interessante seria colocar como requisito o curso básico de Redes do instrutor Rafael e o de linha de comando Linux do instrutor Guilherme ... Acredito que o aproveitamento iria aumentar de modo bastante significativo se os alunos iniciarem com containers com essa base já construída.

Um abraço.

Oi José

Sou dos responsáveis de fechar o conteúdo do curso com o instrutor, só agradecendo pelos feedbacks o/ e tentando justificar as escolhas feitas

Eu não vejo problema nenhum em rodar o docker em sistemas não linux, inclusive a ideia de containers nasceu desse tipo de problema (entre outros) : criar um ambiente homogêneo para todos desenvolvedores, independente do sistema usado. Outro problema é que não temos estúdios com Linux instalados na máquinas, pois teríamos problemas para com o equipamento de gravação e etc.

Quanto a sugestão de pré-requisito, faz muito sentido os cursos que você passou, só vou confirmar com um pessoal aqui ok ?

No mais MUITO OBRIGADO pelo feedback José e Ricardo, estamos sempre de olho para tentar melhorar a experiência para todos.

Ricardo, se caso aparecer uma dúvida e qualquer problema não deixe de usar o fórum !

Abraços

Olá Caio, obrigado pelo retorno, acredito que isso ajuda bastante a nos aproximar da plataforma e a entender as escolhas para se adaptar e aproveitar ao máximo o conteúdo.

Concordo que não há problemas em rodar Docker em ambiente não Linux (isso inclusive é uma razão a ser celebrada) o caso é que assim como instrutores recomendam o uso de um browser específico ou um editor de texto específico (mesmo sendo possível acompanhar os treinamentos de um navegador ou editor alternativo) a paridade visual ajuda a assimilar melhor o conteúdo.

A maneira de trabalhar variáveis de ambiente, paths de arquivos e até mesmo troubleshooting de rede tem particularidades muito distintas entre unix like e windows, isso me fez estranhar a escolha em um primeiro treinamento.

Acompanhei boa parte do antigo curso de Docker aqui na plataforma e pude ver esse processo de reformulação, acho incrível o fato de que vocês permanecem evoluindo e atualizando cursos já existentes.

Não sei da realidade da infraestrutura da Alura mas imagino a complexidade e necessidade de fazer escolhas rápidas e assertivas para disponibilizar os treinamentos, uma ferramenta que até já escrevi sobre ela aqui no fórum e de repente pode ser interessante experimentar é o Docker playground : https://labs.play-with-docker.com/ que viabiliza uso de até 4 horas gratuito sem instalar nada na máquina, diretamente pelo navegador.

Docker ajuda não só a simplificar o desenvolvimento mas também a simplificar a infraestrutura, vamos nos ajudando que a gente chega lá.

Um abraço.