Acho que fica um pouco confuso, principalmente pra mim quando vocês misturam Windows, Unix e Mac.
Gostaria que fosse mais destinado a plataforma Unix , acredito que essa interação seria muito mais valida.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acho que fica um pouco confuso, principalmente pra mim quando vocês misturam Windows, Unix e Mac.
Gostaria que fosse mais destinado a plataforma Unix , acredito que essa interação seria muito mais valida.
Oi Ricardo, obrigado pela sugestão. Sempre é uma decisão complicada e acaba que sempre tentamos abranger o maior o número de alunos possível. De toda forma, vamos ficar atentos a isso para não ter essa confusão.
Olá, concordo com Ricardo e em especial no curso de Docker a escolha da plataforma foi um pouco infeliz ... Não há Docker nativo para Windows e OSX (nessas plataformas, salvo engano o Docker rodar sobre o Alpine Linux) e a falta de paridade visual pode levar a dúvidas maiores.
Outra coisa interessante seria colocar como requisito o curso básico de Redes do instrutor Rafael e o de linha de comando Linux do instrutor Guilherme ... Acredito que o aproveitamento iria aumentar de modo bastante significativo se os alunos iniciarem com containers com essa base já construída.
Um abraço.
Oi José
Sou dos responsáveis de fechar o conteúdo do curso com o instrutor, só agradecendo pelos feedbacks o/ e tentando justificar as escolhas feitas
Eu não vejo problema nenhum em rodar o docker em sistemas não linux, inclusive a ideia de containers nasceu desse tipo de problema (entre outros) : criar um ambiente homogêneo para todos desenvolvedores, independente do sistema usado. Outro problema é que não temos estúdios com Linux instalados na máquinas, pois teríamos problemas para com o equipamento de gravação e etc.
Quanto a sugestão de pré-requisito, faz muito sentido os cursos que você passou, só vou confirmar com um pessoal aqui ok ?
No mais MUITO OBRIGADO pelo feedback José e Ricardo, estamos sempre de olho para tentar melhorar a experiência para todos.
Ricardo, se caso aparecer uma dúvida e qualquer problema não deixe de usar o fórum !
Abraços
Olá Caio, obrigado pelo retorno, acredito que isso ajuda bastante a nos aproximar da plataforma e a entender as escolhas para se adaptar e aproveitar ao máximo o conteúdo.
Concordo que não há problemas em rodar Docker em ambiente não Linux (isso inclusive é uma razão a ser celebrada) o caso é que assim como instrutores recomendam o uso de um browser específico ou um editor de texto específico (mesmo sendo possível acompanhar os treinamentos de um navegador ou editor alternativo) a paridade visual ajuda a assimilar melhor o conteúdo.
A maneira de trabalhar variáveis de ambiente, paths de arquivos e até mesmo troubleshooting de rede tem particularidades muito distintas entre unix like e windows, isso me fez estranhar a escolha em um primeiro treinamento.
Acompanhei boa parte do antigo curso de Docker aqui na plataforma e pude ver esse processo de reformulação, acho incrível o fato de que vocês permanecem evoluindo e atualizando cursos já existentes.
Não sei da realidade da infraestrutura da Alura mas imagino a complexidade e necessidade de fazer escolhas rápidas e assertivas para disponibilizar os treinamentos, uma ferramenta que até já escrevi sobre ela aqui no fórum e de repente pode ser interessante experimentar é o Docker playground : https://labs.play-with-docker.com/ que viabiliza uso de até 4 horas gratuito sem instalar nada na máquina, diretamente pelo navegador.
Docker ajuda não só a simplificar o desenvolvimento mas também a simplificar a infraestrutura, vamos nos ajudando que a gente chega lá.
Um abraço.