Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Gostaria que aprofundasse o conceito de custo economia de escopo

Estrutura de custo economia de escopo teve uma explicação superficial. Poderiam aprofundar o assunto?

3 respostas

Oi Thiago,

Pelo que entendi, economia de escopo diz respeito ao custo total de uma empresa que produz conjuntamente, pelo menos dois produtos/serviços, é menor do que o custo de duas ou mais firmas produzirem separadamente estes mesmos produtos/serviços, a preços dados de insumos.

Por exemplo, se uma empresa tem custo de 100 para produzir determinado produto, e vende esse produto por 120, ela tem um lucro de 20. Caso ela precise aumentar o seu lucro, ela pode tentar vendê-lo por 130 (que com custo de 100 a levará a um lucro então de 30) ou reduzir o seu custo de produção para 90, pois assim, mesmo vendendo pelos mesmos 120, o lucro aumentará também para 30.

De forma similar às economias de escala, as economias de escopo podem também ser entendidas como reduções nos custos médios derivadas da produção conjunta de bens distintos, a preços dados de insumos.

Como exemplos dessas “economias de escopo” se pode pensar no exemplo dos supermercados, que aproveitaram a sua estrutura física e logística para passar a comercializar, além de produtos alimentícios, uma vasta opção de eletrodomésticos, bicicletas, etc. Da mesma forma também os bancos, que passaram a utilizar a sua rede para comercializar cartões e linhas de crédito, etc.

Assim, como alternativa para a redução de custos da atividade empresarial, cabe à criatividade tentar adaptar o patrimônio já existente para uma diversificação, de maneira a obter uma redução do custo dessa nova atividade e assim melhorar o lucro do somatório das atividades desenvolvidas.

Ficou mais claro? Quando puder, me dá um feedback? ")

Bons estudos.

Oi Priscila.

Acho que fez sentido. Sua resposta foi completíssima.

O conceito de economia de escopo então não está ligado exclusivamente a redução de custos, mas também a de maximizar lucros através de diversificação de produtos/serviços ou nova precificação ou redução de equipe sem aumentar a operação.

Por exemplo: uma empresa que vende software web para clínicas e consultório também pode integrar serviço de criação de websites, uma vez que o mesmo tipo de profissional pode atender a mesma demanda.

Se puder dar mais exemplos e diversificar onde a economia de escopo, eu agradeço.

solução!

Exatamente, Thiago.

Se produzimos dois instrumentos musicais similares, por exemplo, nosso custo de produção cai, porque temos uma mão de obra mais especializada e podemos vender mais do que outras duas fábricas. Além de conseguirmos baratear os custos com o fornecedor da matéria prima que usamos na produção dos nossos instrumentos.

Por ora este é o exemplo que consegui elaborar. ^^´

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software