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Solucionado
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Gostaria de um feedback: não usei o onclick, declarei o x e y fora da função e mudei a cor dentro da função habilita desenho

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

       x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
       y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenhar(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
        trocaCor(x,y);
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

      function podeDesenhar(x,y){
        if (x>=0 && x<=3*tamanhoQuadrados && y>=0 && y <=tamanhoQuadrados){
            return false; 
        }   else {
            return true;
        }
      }

      function trocaCor(x,y){
        if (x>=0 && x<= xVermelho+tamanhoQuadrados && y<=tamanhoQuadrados) { corAtual= 'red' } 
        if (x>= xVerde && x< xAzul  && y<=tamanhoQuadrados) { corAtual= 'green' }  
        if (x>= xAzul && x< xAzul + tamanhoQuadrados  && y<=tamanhoQuadrados) { corAtual= 'blue' }    
      }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x;
    var y;
    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;


</script>
1 resposta
solução!

Olá Silvia,

aparentemente funciona como o código do professor.

Só notei uma diferença: como não usa o onclick, e sim o onmousedown, ao selecionar a cor com o mouse, se pressionar o botão sem soltar e arrastar o mouse em direção ao 'quadro' para pintura, ele sai pintando com a cor nova, ou seja, a seleção de cor se dá pelo mousedown.

No programa do professor precisaria clicar para selecionar uma cor nova.

Não vejo problema nisso, apenas é uma característica diferente do seu código.