1
resposta

Gostaria de um direcionameto de por onde devo começar.

Boa noite, Tenho formação em contabilidade e trabalho na área a 19 anos. Como atuo em um cargo de liderança acabo utilizando muito alguns processos de automação e parametrização de sistemas contábeis entender mais sobre esses processos me ajudar muito na minha área diminuindo muito o trabalho manual que muitos profissionais ainda utilizam por serem leigos em parametrização de sistema. Por causa disso me interessei e gostaria de me aprofundar nessa área e me ajudaria muito ter um direcionamento de por onde poderia começar. Obrigada.

1 resposta

No caso de contabilidade, sei que o Python oferece muitas ferramentas para criar automação, sem depender de sistemas pagos, e é por onde eu começaria hoje.

Olá! Essa área de automação de processos realmente é muito interessante, ainda mais no meio corporativo. Aqui onde trabalho a gente também busca automatizar o que é possível, usando as ferramentas que temos disponíveis.

Acho que tudo depende do ambiente em que você atua — tanto em relação aos sistemas disponíveis quanto ao que você pretende automatizar. Por exemplo, se a empresa já utiliza o ambiente Microsoft, o Power Automate é uma ferramenta muito útil, principalmente quando já se trabalha bastante com arquivos em nuvem (como excel, sharepoint, outlook, etc.). A gente também tem o UIPath disponível, mas eu ainda prefiro o automate.

Para a área contábil, sei que o Python tem ganhado bastante espaço por permitir automações mais personalizadas, como leitura de xml, integração com APIs, tratamento de planilhas e geração de relatórios — tudo sem depender de softwares pagos, e é por onde eu começaria hoje.