Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Google Fonts - Montserrat - Forma de busca está diferente da mostrada na vídeo-aula

Estou na parte 02 do curso: Conteúdo externo.

O objetivo é buscar a fonte Montserrat no Google Fonts.

No entanto, como o vídeo da aula foi gravado em 2019, notei que a forma de busca da fonte está diferente no site do Google, agora em 2022. O instrutor buscou a fonte e clicou em um botão de + (Adicionar) toda a família, ainda na página de resultados da pesquisa.

Este botão não aparece para mim. Eu tive que clicar no box do resultado de busca da fonte Montserrat, ser direcionado para outra página com diversos estilos da fonte e adicionar um dos estilos (São várias linhas de estilos, cada um com um botão de adição). Não encontrei uma forma de adicionar toda a família, apenas a opção de download para o meu computador.

Escolhi o estilo Regular 400, pois se parece mais com a descrição que aparece no brownser do instrutor na vídeo-aula.

Dúvidas: 1- Não é mais possível buscar encontrar um link de referência para toda a família da fonte? Preciso escolher um estilo específico? 2- O código que aparece para baixar no estilo que escolhi é bem mais extenso do que a única linha de código que o instrutor utilizou na versão de 2019 do Google Fonts (Ver código abaixo). Preciso utilizar todas estas linhas de código? Se sim, por qual razão?

<link rel="preconnect" href="https://fonts.googleapis.com">
<link rel="preconnect" href="https://fonts.gstatic.com" crossorigin>
<link href="https://fonts.googleapis.com/css2?family=Montserrat+Alternates&display=swap" rel="stylesheet">

Além de me ajudar a entender esta mudança, espero que este post ajude alguém que também esteja com dificuldade de seguir o mesmo caminho que o instrutor seguiu na aula.

Abs!

3 respostas

Para complementar:

Percebi que selecionei um estilo diferente ao que foi utilizado na vídeo-aula quando apliquei o código. Então copiei os códigos disponíveis dentro da página do curso e deu certo.

Contudo, não consegui encontrar o mesmo código através do Google Fonts. Se não estivesse disponível na página do curso, eu não teria conseguido encontrar.

Alguém sabe como seria feita esta busca hoje? (13/07/2022)

solução!

Olá, Jose.

Tudo bem?

No google fonts na barra de pesquisa "sentence" você coloca o texto que quer ter uma prévia para testar, aí você escolhe a font que deseja e clica nela:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vai abrir a font, porém com vários estilos de fonts tipo italic e também o peso da font se é mais cheia ou mais fina cada letra etc. ai vc pode escolher várias através do botão de mais pode ir adicionando.

Depois disso basta copiar o link para colocar no HTML e copiar o código CSS para utilizar no arquivo CSS

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado.

Qualque dúvida manda aqui! Valeu!

Oi Renan, fiz desta forma mesmo, então de fato mudou um pouco a forma de apresentar, tenho a impressão que não dá pra baixar uma família genérica como foi mostrado no vídeo.

A busca tem que ser mais precisa mesmo.

Valeu pela resposta detalhada e didática!

Abs!