Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Google charts ou ChartJS?

Tem diferença? Vantagens e desvantagens?

3 respostas
solução!

Oi Andrey :),

sim, as duas são bibliotecas feitas em Javascript, mas possuem diferenças.

Sobre as vantagens e desvantagens, eu diria que depende do que você for fazer. Se quiser falar um pouquinho, talvez fique mais fácil de orientar. :p

Pelo o que eu vi de uma maneira geral, o Google Charts possui um número maior de gráficos e os gráficos já oferecem interações como o clique do mouse, ou a seleção de uma barra, então você não precisa escrever o código para essas features.

Além disso, a API já tem uma estrutura de dashboard que você pode usar e também possui mapas para geolocalização e tabelas. Também, se você for usar em conjunto com Google Slides, Docs ou Sheets, fica mais fácil.

Você pode usar a API livremente, mas um detalhe importante é que seus dados ficarão nos servidores do Google e é uma biblioteca proprietária (é da Google e não sua).

Já no Charts.js, você teria um número menor de gráficos e faria essas interações no código. Também não há dashboard, geolocalização e tabelas.

No entanto, você tem maior liberdade para definir o visual dos gráficos e ela é mais direta e rápida para usar.

Além disso, esta sob a licensa do MIT e você pode modificar o código fonte.

Sobre as semelhanças, as duas possuem animações, você consegue atualizar as informações dos gráficos e usar dados de fontes externas.

Se você quiser saber detalhes mais específicos, tem alguns sites em inglês que fazem a comparação das bibliotecas, mas vi que alguns estão desatualizados.

Encontrei esta tabela da Wikipedia que mostra essas semelhanças e diferenças específicas. Veja se te ajuda.

Se precisar de mais informações ou se algo puder ficar mais claro, só postar aqui novamente o/.

Muito Obrigado Cássia. Ainda vou aparecer com mais umas perguntas dessas.

Imagina, acho ótimo Andrey! Siga perguntando. :)