1
resposta

Google Authenticator App

Olá! É sugerido na formação AWS realizarmos um procedimento de segurança com o IAM e ativar o gerenciador MFA com o aplicativo do Google Authenticator. Porém, no Google play há várias reclamações desse aplicativo por ficar vinculado ao celular e não à conta do Gmail. Isso de certa forma passa a ser um risco para o usuário em caso de perdas ou roubos do aparelho que perderá a sua conta para sempre. Desta maneira, existe algum outro aplicativo que seja mais seguro para que o MFA seja ativado? Agradeço a informação.

1 resposta

Olá Marielle, tudo bem?

No Google Authenticator é possível ( na verdade muito recomendado) gerar códigos de backup que viabilizam mudar de aparelho ou recuperar a conta em caso de perder acesso direto ao app, esses códigos podem ser impressos ou salvos em algum lugar para recuperar acesso posterior.

As aplicações de MFA que geram token no celular estão de maneira geral sujeitas a essa questão de perder acesso ao aparelho ( a maioria oferece formas de recuperação como descrevi do Authenticator). LastPass, Microsoft Authenticator, Symantec, ... Alguns oferecem alternativa de instalação direto no computador, porém , o computador também pode sofrer dos mesmos problemas ou ser formatado e fazer com isso tenha perda do acesso a aplicação de autenticação.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software