4
respostas

Google App Engine e Gzip

Na atividade 10, recebemos a instrução abaixo, contudo não consegui achar o launcher do AppEngine (acho que não está mais disponível). "Abra o GoogleAppEngineLauncher que instalamos antes. Você pode adicionar ambas as pastas - site e dist - como projetos nele. Vá em File -> Add Existing Application."

Dessa forma, criei dois projetos diferentes e obtive uma url para o projeto da pasta site e outra para a pasta dist. Contudo, ao fazer a análise da atividade 11, não houve muita diferença quanto ao tamanho total da página (só teve 1kb de diferença).

Além disso, na atividade 12, o curso ensina a habilitar o gzip de acordo com as portas usadas por cada página, mas minhas páginas se diferenciam pela url, não sei como configurar as portas.

Alguém poderia me ajudar?

4 respostas

Consegui resolver parcialmente. Em vez de usar o App Engine, usei o servidor php e consegui acessar cada página por uma porta. Antes eu não estava vendo muita diferença nas duas páginas porque não me atentei para o fato de que precisava fazer o checkout para o commit 79fd747 para, a partir dele, iniciar o projeto (falta de atenção).

O que ainda não estou conseguindo fazer é habilitar o gzip.

Fala ai Cinmts, tudo bem? Fico feliz que tenha resolvido uma parte do problema. Pode ser que algumas coisas tenham mudado no GAE por conta do tempo, esse curso foi gravado já faz algum tempo.

Sobre o GZIP, como está esse servidor PHP que você está usando? Qual é o servidor? Como você configurou?

Pergunto isso porque a configuração do GZIP vai ser diferente para cada situação.

Fico no aguardo.

Olá, Matheus! Obrigada pela resposta. Então, estou usando o servidor local que vem embutido no php. Segui essa orientação do curso:

"Subindo com PHP built-in server Se você já programa em PHP e o tem instalado, saiba que no PHP 5.5+ há um servidor local simples já embutido. Para subir, abra dois terminais diferentes e em cada um deles cada uma das versões do projeto."

Fala ai Cintia, tudo bem? Não manjo sobre esse servidor embutido do PHP, mas, tente dar uma olhada nisso:

https://www.php.net/manual/pt_BR/function.ob-gzhandler.php

Pode ser que resolva seu problema.

Caso não resolva, sugiro tentar partir para outra solução, o Apache ou NGINX por exemplo.

Desculpa a demora, estava bem corrido as coisas por aqui.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software