É obrigatório informar que os dados de navegação (cookies) de um usuário estão sendo coletados para entender comportamento dentro do meu site?
É obrigatório informar que os dados de navegação (cookies) de um usuário estão sendo coletados para entender comportamento dentro do meu site?
Olá, Brunno. Tudo bem?
Sim, é obrigatório!
Se for coletado e utilizado dados pessoais via cookies sem o consentimento do usuário, pode ser considerado violação da LGPD, o que pode resultar em sanções e multas.
O consentimento é um dos princípios fundamentais da LGPD.
Espero ter ajudado!
Fernanda, pelo que entendo o Google Analytics não capta dados pessoais, mas sim comportamento de navegação.
No caso, para ser mais específico, se eu tiver monitarando o trágefo no meu portal com a ferramenta Google Analytics, sou obrigado a informar ao usuário? Isso entra em alguma área do LGPD?
Compreendi,
A LGDP, aparentemente a LGPD não fala nada específico sobre o monitoramento de tráfego.
Segundo algumas pesquisas existem algumas exceções que não exigem o consentimento, o artigo que fala em mais detalhe sobre isso é o: O que diz a LGPD sobre monitoramento de tráfego de site?
Recomendo também a leitura do artigo LGPD e Google Analytics: como se adequar?.
Espero que esses conteúdos te ajude!