Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Google Amp

Qual opinião de vcs sobre o google amp? já utilizam?

5 respostas

Oi Thiago blz?

Particularmente ainda não usei, mas veja esse artigo no blog da caelum que trata exatamente esse assunto: http://blog.caelum.com.br/paginas-rapidas-no-google-com-amp-accelerated-mobile-pages/

solução!

Oi Thiago(s)

Eu tbm não usei ainda em projeto. Mas estudei bastante e tenho algumas opinoes pra compartilhar.

Do ponto de vista de performance eles tiveram umas sacadas geniais. Eu adoro abrir artigos tecnicos que o pessoal do time do AMP escreve pq eles tem uma ideias muito alinhadas com o que penso sobre performance (por exemplo proibir uso de JS em conteudo importante).

Da parte tecnica eu tenho só ressalvas com relacao ao uso de web components pra tudo. Acho que isso coloca uma dependencia pesada demais pra paginas quaisquer (tem um JS no critical path!). Mas pro objetivo deles, que é servir conteudos de um CDN proprio - o AMP Cache - isso funciona muito bem (eles fazem preload dos conteudos e baixam o JS antes mesmo da pg final).

Entao resumindo eu acho uma solucao tecnica bem legal e acho que da pra se inspirar em varias ideias deles pra nossas paginas mesmo nao-AMP.

Mas alem desse argumento tem a questao de business. Nessa parte eu ainda estou em cima do muro. A questao é adotar o AMP ou nao e ficar preso ao Google e ao ecossistema deles. Quando alguem clica numa URL no Google com AMP, ela nao vai pra sua URL, fica "presa" no google.com. Ha algumas questoes a se pesar pra ver se vale a pena do ponto de vista de business em si.

Olá Sérgio,

E no caso de usar CDNs como do Bootstrap, Font Awesome e outros mais. É melhor importar o arquivo do servidor ou usar os cdns?

O AMP nao permite a inclusao de CSS externo, justo pra nao ter um request pra outro domain e atrasar mais a renderizacao:

https://www.ampproject.org/docs/guides/responsive/style_pages

A unica excecao sao custom fonts e apenas de 4 providers que foram liberados: Google Fonts, Fonts.com, Font Awesome e Typography.com:

https://www.ampproject.org/docs/guides/responsive/custom_fonts

Estava pesquisando aqui sobre o AMP, e realmente estava achando um pouco confuso a arquitetura, porem quando você falou Sergio da questão de dependência caiu a ficha aqui, hehehe.

O que gostei foi uma ferramenta de testes do AMP que pegou alguns bugs que tinha no site, até mesmo de erro digitação xD

https://search.google.com/test/amp

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software