Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Golang, vale a pena?

Olá galera, venho aqui perguntar se o Golang vale a pena ser aprendido. Eu tenho estudado JS para a área de Back com o Node e tudo mais. Eu gosto muito mais da área de Back-End e andei pesando se seria uma boa investir em uma linguagem direto nesta área, afinal do JS é uma Linguagem muito mais para Front adaptada para Back com um Framework.

Foi então que esbarrei na Go, ou Golang, que dizem ser uma linguagem promissora. Eu queria saber o que acham, e que outras linguagens e tecnologias vocês recomendam para um amador na área de Back-End.

3 respostas
solução!

Fala aí, José! Tudo bem, cara? =)

Eu não conheço muito de Go, então não consigo lhe dar uma resposta definitiva nem nada do tipo, mas também já me interessei por essa linguagem e tinha feito algumas pesquisas...

Antes de entrar no mérito da linguagem em si, acho que é interessante só adiantar que aprender uma linguagem que é nova no mercado é sempre uma aposta... Rs. Você corre o risco de ela não ir para frente e acabar morrendo, mas também tem a chance de vê-la crescer e dominar o mercado... No primeiro caso, se você já tiver conhecimentos e experiência com ela, você se dá muito bem, pois estará a frente de vários candidatos... Na segunda, bom, você aprendeu algo que não será mais utilizado. =|

Dito isso, vi algumas pessoas comentando que a linguagem do Google é muito boa caso você tenha interesse em programação paralela e concorrente... Além disso, muita gente também afirma que irá concorrer com as grandes linguagens atuais, como Java e C#, e que é boa para atuar na área de robótica.

Dessa forma, acho que é válido, sim, apostar em Go (ou Golang). =)

Sobre a recomendação de uma linguagem de Back-End, com certeza eu recomendo Java... Além de ocupar uma gigantesca parcela do mercado, é uma comunidade que não para de crescer! =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida não deixe de postar por aqui para que possamos ajudá-lo!!

Abraço e bons estudos,

Fábio

Muito obrigado pela ajuda Fábio, a minha maior dúvida é justamente em se vale a penas investir o tempo em algo que está incerto, que é um risco a correr, mas caso a linguagem se solidifique estarei um passo a frente de muita gente!

Sobre Java, bem eu já experimentei ela e também um pouco de C#, nenhuma das duas me chamou muito atenção. Gosto muito de linguagens mais Dinâmicas como Ruby, Python ou PHP. Mas eu tenho estado confuso quando ao mercado em sí, pois na minha região é difícil achar algo nesta área e tudo mais. Optei por JS no inicio por ser altamente difundida e ser muito abrangente, mas venho querendo me aprofundar e entrar para algo mais especifico para que eu consiga conquistar algo no mercado de inicio. Ainda não tive nenhum trabalho, nem mesmo Freela na área e eu queria de fato começar a botar o pé no trabalho. Sei que envolve muito estudo e dedicação e é isto que estou disposto a fazer, mas ando como um peixe sem rumo no meio do oceano, diversas coisas para fazer e tentar, porém sem foco e sem saber direito para onde ir.

Boa!

Sobre o JS é uma outra linguagem que você pode investir, sem ter medo!

Sempre foi bastante difundida e agora, com NodeJS, está ainda mais! Se você já conhece um pouco de JS no Front-End, acredito que não terá grandes problemas para entendê-lo no Back... E a vantagem é que muitas das vagas de emprego atuais estão começando a procurar desenvolvedores que tenham conhecimento em Node, ou Angular 2 e outros frameworks que funcionam com o Node, sacou? =)

Se você não se interessou por Java, acho que JavaScript pode ser uma boa opção. =)

Fábio