Bom dia, para mim não ficou mutio claro o que é o globbing.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, para mim não ficou mutio claro o que é o globbing.
Olá, Leonidas. Beleza?
Digamos que você tenha um diretório contendo uma quantidade muito grande de arquivos. Se você executar somente um ls talvez a saída não seja muito útil.
Se for um diretório que contém logs do sistema, com os nomes com um padrão tipo 2020-10-10-kernel-3125892.txt, e você quiser todos os arquivos que comecem com 2020-10, você pode usar:
$ ls 2020-10-*Esse símbolo de "*" é o responsável por reunir os arquivos/diretórios que batem com padrão. É uma forma de usar padrões para você conseguir filtrar informações ou executar comandos em um conjunto de arquivos sem precisar escrever todos.
Espero ter ajudado. Se tiver dúvida é só dizer.
Estão a definição de globbing seria esses padrões de filtragem?
Oi, Leonidas.
Acho que uma definição mais precisa seria dizer que globbing é o processo de expansão do símbolo usado para o nome dos caminhos que correspondem ao padrão escolhido.
Essa nomenclatura de expansão é utilizada no Linux para se referir ao processo de substituição de símbolos em comandos.
Ah agora ficou mais claro, tipo como o REGEX, Muito Obrigado Vitor.
Sim! Apesar de as regex proporcionarem mais possibilidades, possuem semelhanças com o globbing.
Fico contente em ajudar, Leonidas. Bons estudos!