Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Glifos vs Símbolos vetoriais

Olá!

Baseado no curso de Gestalt, gostaria de saber se é melhor utilizar glifos em lugar de símbolos vetoriais criados por nós mesmos ou de uso livre.

Obrigada!

1 resposta
solução!

Bom dia Natalia, tudo bem ^^

Acho que tudo depende bastante do projeto. Os glifos nada mais são do que formas vetoriais juntas em um arquivo de fonte que comporta esses glifos. Já os simbolos vetoriais são mais individuais e seu formato digital se difere um pouco.

Falando do uso em websites, o uso dos glifos é mais comum, e tem uma manutenção e replicação mais fácil, e mais leve. Afinal você vai ter um arquivo com vários gilfos e você vai apenas indicar onde cada um deve aparecer.

Já o uso de símbolos vetorias, você vai precisar organizar cada um dos seus símbolos em uma pasta e sempre chamar de forma individual este simbolo onde você deseja.

Tudo é uma questão de forma de trabalho e resultado esperado.

Os glifos suportam menor quantidade de detalhes, vazamentos, formas levemente mais complexas e afins. Em compensação são mais leves e se encontram todos em um mesmo arquivo

Já os simbolos vetoriais não possuem esta limitação porém acabam pesando um pouco mais e é preciso ter um arquivo para cada símbolo.

Então a decisão cabe muito a equipe que está criando o layout, precisam identificar o que melhor se encaixa no site.

Este é um exemplo de site que usa mais glifos no seu layout

https://fontawesome.com/

E a propria Alura é um exemplo de que usa mais simbolos vetorias no seu layout.

https://www.alura.com.br/

O Uso dos dois elementos é o mais aconselhável, para obejtos mais complexos o vetor, para icones mais comuns e padrões os glifos.

Espero ter conseguido responder a pergunta ^^, um abraço e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software