Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

.gitconfig Linux Mint

Pessoal não estou localizando o arquivo no .gitconfig no Linux Mint poderiam me ajudar a localizá-lo?

Obrigado pela atenção,

7 respostas

Oi Patrick, tudo bem? No Linux os arquivos iniciados com . no nome geralmente ficam ocultos. Um atalho para exibir esses arquivos é usar o CTRL + H, isso funciona no Ubuntu e seus derivados. Mint também. Testa pra gente?

Olá Wanderson,

Eu fiz isso e não achei... procurei tanto via terminal como modo gráfico. Procurei o arquivo na pasta etc e nada... procurei usando find e locate. Tem ideia o caminho onde ele pode estar salavo?

Obrigado pela ajuda!

Opa Patrick, acho que houve um mal entendido. O arquivo .gitconfig fica dentro da pasta do repositório. Se ele não existir, é por que você não o criou ainda. Este é um arquivo que precisa ser criado, o git não cria ele automático. Entende?

Wanderson,

Encontrei realmente o arquivo dentro da pasta do repositório com o nome de config. Estranho que um amigo tem o Ubuntu e no dele tem o arquivo igual ao vídeo no /home/usuário/ e com o nome igual está no vídeo ".gitconfig". Será que se eu criar esse arquivo nesse local ou no etc com o mesmo nome ele vai definir os atalhos para todos os repositório? Pq o problema da maneira que está é que que sempre teria que definir os atalhos para cada repositório que eu criar.

Valeu pela ajuda.

solução!

Não, espera, eu confundi tudo. Confundi o gitconfig com o gitignore. O .gitconfig deve estar dentro da pasta do seu usuário, ~/.gitconfig, caso o arquivo não exista é por que de alguma forma, ele não foi criado ainda, você pode até mesmo usar o comando git config com as configurações que ele cria o arquivo.

Mas, antes, há quatro possibilidades onde deixar o arquivo. Na pasta /etc, que será global para o sistema. Na pasta do usuário /home/usuário/.config/git/config, que será global para o usuário. o mesmo vale para ~/.gitconfig e o último local é o do próprio repositório, dentro da pasta .git/config.

Eu recomendo usar o comando, assim o git mesmo cria o arquivo, e caso seja global para o usuário, é só usar a flag --global. ex: git config --global user.name "Seu Nome"

Wanderson,

Obrigado pela ajuda! Funcionou sim!

Valeu

Muito bem!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software