1
resposta

git status

Precisava da ajuda de alguém referente ao meu diretório...... Já fiz a configuração do git e já tinha alguns arquivos HTML salvos em meu computador, adicionalmente salvei o arquivo html disponibilizado no curso:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dentro dessa pasta Git e GitHub está salvo o arquivo index.html file:///C:/Alura/Git%20e%20GitHub%20-%20Cursos%20da%20Alura/index.html

Até aqui tudo bem. Porém, quando utilizo o git status aparece a seguinte mensagem:

iago_@LAPTOP-LK09ERIR MINGW64 ~ (main)
$ git config user.name
Iago Pereira

$ git config user.email
iago_layvel@hotmail.com

$ git status
warning: could not open directory 'Ambiente de Impressão/': Permission denied
warning: could not open directory 'Ambiente de Rede/': Permission denied
warning: could not open directory 'Configurações Locais/': Permission denied
warning: could not open directory 'Cookies/': Permission denied
warning: could not open directory 'Dados de Aplicativos/': Permission denied
warning: could not open directory 'Menu Iniciar/': Permission denied
warning: could not open directory 'Meus Documentos/': Permission denied
warning: could not open directory 'Modelos/': Permission denied
warning: could not open directory 'Recent/': Permission denied
warning: could not open directory 'SendTo/': Permission denied
On branch main

No commits yet

Untracked files:
  (use "git add <file>..." to include in what will be committed)
        .bash_history
        .gitconfig
        3D Objects/
        AppData/
        Contacts/
        Documents/
        Downloads/
        Favorites/
        IntelGraphicsProfiles/
        Links/
        MicrosoftEdgeBackups/
        Music/
        NTUSER.DAT
        NTUSER.DAT{e96a475c-a45a-11eb-b062-b4cc01416f49}.TM.blf
        NTUSER.DAT{e96a475c-a45a-11eb-b062-b4cc01416f49}.TMContainer00000000000000000001.regtrans-ms
        NTUSER.DAT{e96a475c-a45a-11eb-b062-b4cc01416f49}.TMContainer00000000000000000002.regtrans-ms
        OneDrive/
        Saved Games/
        Searches/
        Videos/
        ntuser.dat.LOG1
        ntuser.dat.LOG2
        ntuser.ini

nothing added to commit but untracked files present (use "git add" to track)

O mesmo mostra também que a pasta onde está salvos os meus projetos html já é um diretório:

$ C:/Alura
bash: C:/Alura: Is a directory

Minha dúvida é: Há algo errado com o status do meu diretório? Ao realizar a inclusão do acento agudo na palavra "Integração Contínua" não consegui utilizar os comandos git commit, git add, entre outros.......

Estou totalmente cru nesse conteúdo e queria muito subir meus projetos no github. Já tentei ver tutoriais no Youtube, mas sem sucesso :(

1 resposta

Oi, Iago! Como você está?

Perdão pela demora em obter uma resposta.

A mensagem warning: could not open directory 'nome do arquivo/': Permission denied não é um erro, na verdade, é um aviso. O aviso diz que em certas pastas, como por exemplo em "Ambiente de Impressão", "Ambiente de Rede", apenas com a permissão de um usuário administrador é possível a execução de comandos específicos no Git Bash, ou seja, caso queira manipular essas pastas, será necessário executar o Git Bash como administrador.

Já os arquivos que são apresentados abaixo da frase “untracked files” não são erros, apenas um aviso dos arquivos que ainda não foram adicionados para controle do Git, ou seja, os que o Git ainda não está monitorando. Porém, através do log que você nos apresentou, foi possível perceber que o comando git status está sendo digitando fora da pasta Alura/Git e GitHub, por isso você não conseguiu visualizar as modificações no arquivo index.html.

Sendo assim, vá até a pasta Git e GitHub e clique com o lado direito do mouse (em uma área qualquer da pasta), vá em “Mostrar mais opções” e depois ir em “Git Bash Here” para que o terminal seja aberto dentro da pasta onde contém os arquivos do curso. O gif abaixo mostra o exemplo:

gif, no navegador de arquivos do Windows. A pasta se chama git, e há um arquivo tipo html chamado git, também. O botão direito do mouse é clicado, e surge o menu. A última opção, mostrar mais opções, é selecionada. Um novo menu surge, e a opção Git Bash Here é selecionada. O prompt de comando abre, mostrando o caminho da pasta

Após isso, na tela do git bash que abrir, inicie o repositório digitando o comando git init

git init

E após isso, execute o comando git status:

git status

Como resultado, você verá a mensagem “untracked files” e também, o arquivo index.html sendo apresentado em vermelho, como indicativa de que temos que adicionar esse arquivo ao git, como mostro abaixo:

Recorte de captura de tela do Git Bash, em que aparece o comando git status está presente e mostra que está situado na branch master. Além disso, aparece que está sem commits (em inglês, No commits yet) e que o o arquivo index.html não está sendo monitorado.

Para adicioná-lo, usaremos o comando git add:

git add index.html

Com base nisso, você conseguirá dar prosseguimento aos comandos apresentados em aula.

Indo adiante, o erro bash: C:/Alura: Is a directory ocorreu pois ao digitar C:/Alura obteve-se a ausência do comando cd, que tem como funcionalidade permitir a navegação entre as pastas dentro do terminal, sendo assim, para corrigir, digite:

cd C:/Alura

Espero ter ajudado.

Caso as dúvidas persistirem, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!