3
respostas

Git remote add origin vs git clone

Bom dia pessoal, gostaria de saber o que muda ao usar esses dois comandos para puxar um projeto, eu geralmente uso o clone, mas qual a diferença dos 2?

3 respostas

O git remote cria um "apelido" para url que representa o repositório na internet.

O clone você copia um repositório a partir de uma url.

Olá Rafael, tudo bem? É como o Thiago falou, mais só pra completar, o git remote registra dentro das configurações do seu repositório local, para qual repositório remoto ele aponta, pense o seguinte, quando você baixa um projeto no github, porém você quer fazer alterações só pra você, você pode alterar o remote e determinar um novo repositório, ai quando você usar um git push para enviar as informações, você está enviando para esse seu novo repositório e não para o repositório original que você pegou o projeto. Já o git clone, vai baixar, copiar todos aquele repositório remoto para a sua máquina local, e por padrão ele já vem com o remote configurado para apontar pra esse repositório original.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Olá Rafael, só complementando as respostas acima: o git remote add cria um apontamento nas configurações do git para uma URL específica. Você precisa ter um repositório Git já existente. Já o git clone cria um repositório Git a partir da URL que você especificar no parâmetro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software