3
respostas

Git Hooks - Invalidar Comando Git

Gostaria de saber se existe uma forma de invalidar o comando git que disparou o evento para execução do Hook caso o script do hook venha a falhar.

3 respostas

Olá Renato, tudo bem? Não entendi bem sua dúvida, você quer saber se existe alguma forma de invalidar o comando git ou um novo commit que tenha gerando alguma falha? Note que para reverter alterações temos três comando (muito cuidado com esses comando eles podem excluir arquivos ou alterações de forma permanente). Os comando são: [1] - git-revert: Reverte alguns commits existentes; [2] - git-reset: Redefine o HEAD atual para o estado especificado; [3] - git-restore: Restaura arquivos da árvore de trabalho. Um deles deve ser o que você está procurando!

Obrigado pelo retorno Jonilson. Minha dúvida é se caso seja disparado um hook a partir de um commit por exemplo e o comando do hook falhar, se tem como automaticamente desfazer o commit que disparou o evento hook, considerando um eventual cenário onde o comando commit tenha funcionado e o script do evento hook tenha falhado.

Renato, acho que não existe um comando tão especifico como nesse seu caso, acho que a melhor opção para você nesse caso é criar um hook que seja chamado em caso de falha no hook anterior, no caso o hook que incluiu o commit, dessa forma toda vez que o hook falhar ele chama um outro hook para desfazer o commit que originou o erro. Vejo como a melhor alternativa Renato.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software