Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

GIT e GitHub são úteis mesmo para quem pretende trabalhar sozinho?

Bom, minha dúvida já está no título do post...rsrsrs :)

Neste cenário, amigos, ainda assim, é interessante trabalhar com GIT e GitHub?

4 respostas
solução!

Eu não tenho tanta experiência com o git, mas eu fazia tradução da interface ( ingles >> port) para uma moeda digital desde 2014 até 2017 aprox. Se eu procurar no github eu encontro todos os meus commits históricos.

Da mesma forma que vc terá de forma breve um "emaranhado" de arquivos para modificar e controlar, será muito fácil se perder nessas modificações.

Cada vez que vc atualizar o projeto, terá que duplicar um conjunto de pastas. Eu penso que uma hora dará problemas.

observe que mais ao fim do curso é mostrado um comando que após 10 commits, vc quer voltar ao commit 2 e seguir dali, pelo motivo que vc desistiu da modificação a ser realizada. É só voltar, conseguindo olhar qual foi o diff entre os arquivos e fazer dali seu novo ponto inicial para código, ou ainda sim, modificando o código e fazendo seu "rollback" de código.

Não sei se vc reparou, mas nas aulas conforme vc retorna os branches, o vscode atualiza o código para a versão do commit escolhido no momento.

na minha visão, eu provavelmente terei um server meu, tipo raspberry pi, e farei um server de git nele, podendo ser acessado de uma VPN. logo o código não ficará exposto a internet e nem somente no pc de trabalho. --> essa parte é meio que doideira minha, mas segurança é importante tbm =}

Eu também pretendo montar softwares para venda, pois identifiquei muitas brechas em segmentos "interessantes e não vou querer deixar isso exposto a ninguém.

sucesso aí Marcos!!!!

Poxa que bacana. Valeu por compartilhar sua experiência.

Poxa, essa coisa de voltar ao início, digamos, a como o código estava antes, me lembra do file versioning de um software de backup que eu utilizo. Isso deve ser mesmo fantástico.

Bem, vamos ver. Por enquanto, estou no módulo 2 do curso. :)

Obrigado mais uma vez.

de nada. sempre tenha em mente que somos eternos aprendizes!!! Nunca saberemos tudo, mas precisamos estudar sempre.

Eu trabalhava com motores de combustão interna. Eu fiz isso de 2004 até novembro do ano passado ( montagem, desmontagem e análise dos mesmos).

Quanto mais eu entendia do motor, mais eu via e percebia que eu sabia muito pouco. Acredito que se sempre nos sentirmos dessa forma, sempre teremos mais coragem de ir atrás do conhecimento. O profissional que naturalmente vai atrás do conhecimento, na maioria das vezes, sempre é melhor reconhecido, podendo te levar a a lugares mais distantes.

Você já deve ter percebido a diferença de vc pedir para alguém fazer algo e a pessoa saí bufando, resmungando e xingando.

Esse comportamento é muito ruim. Natural da pessoa que não quer mais aprender ou das pessoas mais velhas ( nada contra) que só queriam trabalhar e se aposentar e ainda não chegaram nesse ponto.

Sendo você uma pessoa com mais conhecimento, será benéfico pra vc mesmo. Sempre que eu falo de tecnologia, eu fico com os olhos brilhando hehehehehe. Já escutei quase todos os hipster.tech, escutei todos os Like a Boss, escutei todos os podcasts Segurança legal, Databasecast, GrockPodcast ( falecido já) entre outros. Aos meus ouvidos soa como música heheheh.

Nota: não sei se vc percebeu, mas não é obrigatório versionar somente código. pode ser um arquivo word, tabela excel e por aí vai.

Sucesso ae e não desanima não!! Estou fazendo até o fim mesmo os assuntos que eu não gostei. Não me agrada, mas é necessário!!

É verdade, José. Aprendendo sempre. Também tenho isso em mente.

Poxa, que bacana. Tá aí uma área que não conheço nada de nada...rsrs Interessante. :)

Também tenho essa noção, esse pensamento, que por mais que estudemos, sempre há algo mais a aprender. Algo mais a acrescentar ao nosso cérebro, à nossa gama de conhecimento.

Já peguei gente assim, como você citou. É fogo. E é verdade o que você falou, sobre os motores: quanto mais entendemos, ou tentamos entender de um assunto, mais percebemos que sempre ficam "pontas soltas", detalhe pequenos que podemos aprimorar, e isso em nós mesmos.

Sobre o GIT, estou achando muito bacana o curso, e até o reflexo dele no VSCode, é fantástico. E muito legal isso de podermos versionar praticamente qualquer coisas, até mesmo documentos como uma tabela do Excel. Legal demais, além de poderoso.

Eu te confesso que podcast é uma mídia que eu não consumia, mas agora, depois da formação que estou quase terminando (a qual incluía um podcast), pretendo entrar mais a fundo nela, até mesmo porque aqui na Alura tem muito conteúdo nesse sentido.

Sucesso pra você também, e pode deixar. Eu te confesso que dá uma desanimada, alguns assuntos, quando não entendo alguma coisa. Fico meio a "ver navios", mas continuo seguindo. Já comprei diversos livros, também.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software