Olá.
Suponha que eu tenha feito alterações em mais de um arquivo desde o último commit e aí então eu execute o git diff, qual será o resultado exibido? O comando irá mostrar as diferenças arquivo por arquivo?
Obrigado.
Olá.
Suponha que eu tenha feito alterações em mais de um arquivo desde o último commit e aí então eu execute o git diff, qual será o resultado exibido? O comando irá mostrar as diferenças arquivo por arquivo?
Obrigado.
Olá Matheus, tudo certo com você?
Peço desculpa pela demora para lhe responder.
Exatamente, quando executamos o comando git diff
em nosso projeto, ele vai listar as diferenças que ocorrem nos arquivos desde o último commit. Logo, o git diff
não se limita em mostrar as diferenças de somente um arquivo alterado, mas sim, de todos arquivos que foram modificados. Onde, na listagem aparecerá o nome do arquivo modificado e em seguida, a linha modificada.
Na imagem abaixo você poderá perceber que existem dois arquivos diferentes na mensagem mostrada pelo git diff
, o index.html
e o home.html
, e como resultado, teremos uma mensagem que evidencia a linha que foi alterada em cada um desses arquivos. Para fins de exemplificação, só está sendo mostrado dois arquivos, mas se tivéssemos 10, 20, 30… seria nos apresentado todas as diferenças em cada um deles:
Caso queira aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o git diff
, deixo como recomendação, um material da documentação do git
que aborda sobre inúmeras possibilidades de combinação com esse comando:
Espero que eu tenha lhe ajudado, caso tenha mais dúvidas sobre esse tópico, estarei à sua disposição. Abraços e bons estudos!