Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Git com JavaEE

Estou adorando o curso, vejo que é uma solução ótima para o problema de eu querer continuar trabalhando num mesmo projeto de casa ou do trabalho e manter tudo sincronizado, porém, tenho algumas dúvidas de iniciante:

1 - Trabalhando com um projeto java web, para fazer o controle de versão de determinado projeto basta marcar o diretório referente ao meu projeto dentro da pasta eclipse-workspace? Por exemplo, acessando e aplicando um git init?

2 - E quanto a sincronização do banco de dados do meu projeto? Qual a orientação para mantê-lo sincronizado em todos os lugares?

7 respostas

Oi Bruno, tudo bem?

1 - Normalmente seria isso, mas como nos projetos Java (assim como em outros) sempre temos uma série de dependências associadas, é bom que você ignore as pastas que guardam as dependências e deixe apenas o código da sua aplicação ser gerenciado pelo git. Alguns arquivos de configuração também devem se manter no git, já que na sua casa você pode precisar para baixar novamente as dependências. Dependendo do projeto, o que você vai ignorar ou não vai mudar. Esteja atento a isso.

2 - Não tem uma forma simples de sincronizar o banco de dados até onde sei, o ideal é que você tenha um dump do banco e que possa usar ele em casa. Mas isso não está diretamente relacionado ao git.

Antes de mais nada, obrigado pela contribuição Wanderson!

1 - Me deixou um pouquinho na dúvida sobre essas dependências que você citou.

Eu pensei que se eu entrasse na pasta eclipse-workspace>pasta-do-projeto, iria abranger todos os arquivos necessários.

O que mais preciso me atentar?

solução!

Oi Bruno, sim, vai abranger, mas nem sempre essa é a intenção entende? Digamos que seu projeto use a lib do driver do mysql, você não precisa incluir ela, entende?

Digamos que você use Maven para gerenciar as dependências externas do seu projeto. Você precisa versionar o tal do pom.xml mas não precisa versionar as dependências que ele baixa.

Deu pra entender a ideia?

Oi Wanderson! Acredido que entendi sim, no exemplo dado, podem existir arquivos do Maven que não há necessidade de versionamento, por isso você falou do cuidado com arquivos que não necessitam de versionamento. É isso mesmo?

Isso mesmo. Mais alguma dúvida?

Não Wanderson, esclareceu bastante! Obrigado pela atenção e contribuições.

Opa Bruno, só um pedido. Quando alguém te responder e tirar sua dúvida, lembra de marcar a resposta como solução do tópico por favor? Fica mais claro pra gente se o problema foi resolvido ou não.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software