Caso eu tenha apenas um código pequeno que eu fiz para praticar lógica então é melhor compartilhar como gist?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Caso eu tenha apenas um código pequeno que eu fiz para praticar lógica então é melhor compartilhar como gist?
Olá, Renata, como vai?
Essa é uma ótima dúvida. A escolha entre um Gist e um repositório depende mais do objetivo do compartilhamento do que do tamanho do código. Se você criou um pequeno algoritmo para praticar lógica e deseja apenas mostrar a solução para outra pessoa, pedir feedback ou compartilhar um exemplo específico, o Gist costuma ser uma excelente opção. Ele foi pensado justamente para publicar trechos de código de forma rápida, gerando um link que pode ser enviado facilmente.
Por outro lado, se esse código fizer parte de um projeto que pode evoluir com o tempo, receber novos arquivos, documentação ou versões diferentes, um repositório é a alternativa mais adequada. Mesmo um projeto simples pode se beneficiar de recursos como histórico de commits, organização de arquivos e colaboração com outras pessoas.
Por exemplo, um algoritmo para calcular a média de notas pode ser compartilhado como Gist. Já uma coleção de exercícios de lógica, organizada em pastas e com um arquivo README explicando cada solução, faz mais sentido em um repositório.
Na sua rotina de estudos, você costuma criar exercícios isolados ou prefere reunir vários desafios em um mesmo projeto para acompanhar sua evolução?
Conte com o fórum sempre que precisar.