Ainda não entendi realmente quando devo utilizar esses caras já entendi a montagem e pra que serve mas realmete não sei quando deve utilizar eles e isso acabou me impedindo que fazer alguns exercícios que eles presivam ser utilizados...
Ainda não entendi realmente quando devo utilizar esses caras já entendi a montagem e pra que serve mas realmete não sei quando deve utilizar eles e isso acabou me impedindo que fazer alguns exercícios que eles presivam ser utilizados...
Oi, Matheus! Tudo bem?
Os Getters e Setters são como "portas" que você usa para acessar ou modificar os atributos de uma classe de forma controlada, ao invés de mexer diretamente nos dados, o que podemos aprofundar da seguinte maneira:
O que são Getters e Setters?
Quando usar Getters e Setters?
Proteção dos dados (Encapsulamento): Usamos getters e setters para proteger os dados da classe. Ao invés de deixar os dados livres para qualquer um mudar, usamos essas "portas" para garantir que o dado só seja acessado ou alterado de maneira controlada.
Validação de dados: O setter pode incluir regras para garantir que os dados sejam válidos antes de serem modificados. Por exemplo, se você tem um atributo preco em uma classe Produto
, o setter pode verificar se o preço não é negativo, como no exemplo abaixo:
public class Produto {
private double preco;
public double getPreco() {
return preco;
}
public void setPreco(double preco) {
if (preco >= 0) {
this.preco = preco;
} else {
System.out.println("Preço não pode ser negativo");
}
}
}
Facilidade para ajustes futuros: Com getters e setters, você pode mudar a forma como os dados são armazenados ou processados sem afetar o resto do seu código. Por exemplo, se você quiser mudar como o preço é calculado no futuro, é só mexer no setter, sem precisar mudar todo o código que usa esse atributo.
Como isso se aplica ao exercício?
Nesse exercício, se você criar uma classe Produto
com atributos como nome e preço, usar getters e setters é uma boa prática, pois mantém o código organizado, seguro e pronto para lidar com mudanças ou situações mais complexas no futuro.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!