Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Getter e Setter - Java II - Duvida

Olá pessoal, estou com uma duvida que acredito não estar diretamente relacionada a nenhum item do curso, mas é bem importante acredito.

Tenho uma classe Cliente, e uma classe Conta que possui um atributo titular chamado da classe Cliente:

        private int numero;
        private Cliente titular; //estamos referenciado outra classe dentro desta classe
        protected double saldo;
        private double limite;
        private int agencia;
        private double taxa;

No meu método main eu quero atribuir um valor para a variável da classe Cliente setNome(), porem, não sei qual seria a sintaxe correta. Poderiam me ajudar?

3 respostas
solução!

Yuri Breion, tenta fazer assim: Ao criar um objeto da classe cliente, você ira fazer da seguinte maneira.

private Cliente titular = new Cliente (); assim você estará instanciando na memória um objeto do tipo Cliente.

Como se trata de um atributo privado, necessitamos de métodos dentro da classe Conta para acessar os métodos get e set da classe cliente.

EX:

public void setanome (String n){ titular.setNome(n); // ja se sabe que titular se referencia a Classe Cliente. } public String retornanome(){ return titular.getNome(); // retornara o nome que for atribuído em cliente }

Assim quando você inserir no seu executável um nome para cliente, você chamara o método que está em conta, e o método assim como implementamos, chamará o método de cliente.

OBS: Nunca esqueça de instanciar um objeto de uma classe pois dará erro (Se não me engano é o NullPointerException).

Espero ter ajudado em sua dúvida. Caso necessitar, estamos ae!! Bons estudos, jovem!!

Olá Daniel,

Agora ficou claro era somente criar novos getters e setters para os atributos da classe Cliente dentro da Conta. Muito obrigado pela ajuda. Abraços.

Beleza Yuri

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software