Bom dia.
Porque não foi usado apensa itens.size()?
Bom dia.
Porque não foi usado apensa itens.size()?
E ai DIRLEY, blz?
Isso se chama encapsulamento, nesse caso o programador preferiu construir uma função para tratar o tamanho da lista.
Mas pq?
Isso pode ter vários motivos, pode depender do gosto do programador ou da preferência, mas quando encapsulamos podemos tratar os dados da forma que quisermos. Imaginamos que agora eu queira pegar o tamanho da minha lista, mas só quero contar os números impares, basicamente minha função estará pronta para isso, falta só a implementação da lógica.
Deixo esse artigo para você entender o assunto. Abstração, Encapsulamento e Herança: Pilares da POO em Java
Certeza que foi por isso? (rs)
Oi Dirley, bom dia!
Porque eles tem funções diferentes. :)
Como a variável itens
é do tipo Map<CarrinhoItem, Integer>
e está guardando todos os itens escolhidos juntamente com a quantidade de cada item, o código itens.size()
vai devolver a informação da quantidade de itens diferentes que tem no carrinho. Já o getQuantidade()
foi criado pra ter a lógica de devolver a quantidade de produtos de um item específico.
Parece estranho, mas tecnicamente isso é muito plausível.
No artigo que eu deixei para a leitura, você entendera que um dos pilares da orientação a objetos são os encapsulamentos de atributos.
Claro, isso também depende muito do desenvolvedor e das boas práticas de desenvolvimento que ele utiliza.
Concordo com as duas últimas respostas. Obrigado.
Ana, boa noite.
Eu concordei por um momento, mas voltando ao projeto, tendo a discordar de seu entendimento. A quantidade que é apresentada no carrinho é o total e não por item.