2
respostas

Gestão do Stress - Reconhecimento da Origem e formas de Mitigação

1 Ausência em Compromissos Explicação: Fico muito irritado quando alguém se compromete com algo e não cumpre nem sequer antecipando o fato Minigação: Não consigo controlar o que os outros fazem, então tento me equilibrar e demonstrar ao ausente o que ele causou em sua atitude. 2 Falta de priorização Explicação: Em muitas atividades as quais tem dependência com outros atores, eu fico me decepcionado com a falta de priorização de alguns em relação ao que tem que ser feito Também não consigo controlar as atitudes dos outros. Mitigação: A mitigação aqui é criar planos alternativos caso a priorização não fique clara perante quem está envolvida com ela. 3 Expectativas Explicação: Muitas vezes o esforço empregado numa tarefa bem realizada não vem acompanhada de reconhecimento daqueles que usufruirão dela. Por outro lado, expectativas frustradas são amplificadas. Mitigação: Controlar minhas expectativas em relação ao reconhecimento daqueles que usufruirão daquilo que foi feito. Ver a coisa funcionando bem deveria ser a “recompensa” pelo esforço aplicado. **4 Julgamento irracional ** Explicação: Nos relacionamentos pessoais ou profissionais as pessoas tendem a julgar os outros sem ter profundidade nos fatos ocorridos. Entender que as pessoas menos preparadas emocionalmente e inseguras sempre buscarão olhar o outro pela sua régua. Mitigação: Então, o melhor e saber que a vida é assim e buscas demonstrar meios de ensiná-las a buscar os fatos e depois debatê-los caso não concordem com eles. 5 Reuniões sem Agenda Explicação: Me incomodo muito quando sou convidado a participar de reuniões de trabalho nas quais não são definidos o objetivo ou a agenda previa de temas. Mitigção: Deixar de participar não é uma opção. Mas, ao aceitar o convite sempre devemos pedir antecipadamente objetivo e temas pelo bem do pragmatismo do encontro. 6 @mails ou mensagem desnecessários Explicação: Com muitos grupos de trabalho, recebemos uma enxurrada de emails ou msg, pelo simples fato do originador da mensagem nos tornar cientes do que está rolando, mas sem nenhum critério se o que sendo distribuído tem relevância ou não. Mitigação: Não temos controle dobre a ação dos outros em nos enviar comunicações pelo fato de nos comunicar e não exigir alguma ação sobre o fato comunicado. Não há muito a fazer do que criar mecanismos de filtro em nossos sistemas de emails para reclassificar temas entre prioritários ou não. É possível fazer isso e reduzimos muito nosso esforço diário em ler e responder emails. 7 Distúrbios da vizinhança Explicação: Vivo um momento singular em relação ao meu vizinho de frente. Eles têm um cãozinho, mas viajam todo final de semana. Assim, a cachorrinha late frequentemente durante todo o WE. Mitigação: Aqui o stress precisa ser controlado por mim porque não há muito a ser feito. Tenho que me equilibrar mentalmente e tentar esquecer dos latidos constantes da cachorra. Já troquei ideia com o vizinho sobre deixá-la em um hotelzinho, mas ele diz não ter recursos para isso. Ficar comigo seria uma opção, mas não queria me impor isso pelo fato de não conviver bem com os latidos do bichinho. 8 Desorganização Doméstica Explicação: Fico incomodado e me gera desconforto quando tendo achar objetos pessoais e não os encontro em casa. Mitigação: Como não moro sozinho, as vazes minha ajudando ou até minha esposa realocam minhas coisas em locais que não reconheço com facilidade. Então, combinamos que as coisas seriam deixadas nos locais de origem e eu me responsabilizaria por coloca-las no lugar, óbvio me comprometendo em fazer isso frequentemente.

2 respostas

Ola Valdir, Também sou colega do curso. Parabéns pela sua atividade. Eu gostei dos argumentos, concordo com eles e você foi bem detalhista nos pontos apresentados. Valeu!

Valru Décio. Temos muito a aprender e nos codicionarmos aos tempos. Abs