Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Gestão de tempo e uso de Calendário e ferramentas digitais

eu não consigo usar agenda física para marcar datas e mais para anotar metas ou coisas do dia, pq acabo não consultando. Acabei acostumando a usar o calendário do celular aonde eu anoto todos o eventos e ativo o alarme, isso para mim e algo rápido e consigo sempre ver, o trello ainda estou aprendendo a usar, pq e uma coisa que esqueço de sempre entrar. O notion é bom para ter uma organização de cursos e estudos, eu anoto os cursos que preciso fazer e faço cronograma para eu conseguir seguir.

esses são alguns ferramentas q uso

14 respostas

Eu também tenho essa dificuldade de ficar consultando cadernos/agendas, o celular pra mim, ainda é o melhor recurso para me lembrar. Mas estou pensando em organizar minha semana em um quadro de anotações e colocar no meu quarto, assim também fica fácil de visualizar o que tenho para o dia.

Boa Flavia, a utilização de um quadro foi uma excelente dica

Olá pessoal, eu pelo contrário, gosto mesmo de escrever, então prefiro agenda escrita, mas uso o Calendar do Google por causa dos alertas que ele dá minutos antes do próximo compromisso. Também curto muito fazer mapa mental, de fazer e de consultar depois de um tempo. Esta dica da Flávia também é boa, tipo um quadro Kanban, assim a gente vê o que está andando e o que está parado. Também gostei dos exemplos de diferentes técnicas de estudo, mesclando diversas formas pra acelerar a aprendizagem e fixação de conteúdo.

solução!

Boa noite gente.

Eu também me acostumei a utilizar uma ferramenta digital pois, além de facilitar que eu anote tudo o que eu quiser na hora que eu quiser, eu não preciso ficar carregando sempre uma agenda em papel. Uma ferramenta que uso bastante é o Notion, que apensar de não ser muito amigável para se aprender, eu acho muito bom pois ele deixa que a gente escreva os Códigos e isso ajuda muito para mim que estou sempre buscando algo novo e desejo anotar para estudar depois.

Existem outras ferramentas como o ClickUp que gosto de usar para gerenciar o meu tempo e medir as prioridades das minhas tarefas, recomendo muito para quem quer organizar um projeto e deseja seguir um planejamento estruturado e com um tempo pré-estabelecido.

Boa noite!!

Acho que tudo é uma questão de hábito mesmo. Eu prefiro escrever isso desde sempre, pois sinto que memorizo mais e aprendo o conteúdo da melhor forma. Quando coloco no bloco de notas, acabo esquecendo ou algo assim.

Também prefiro fazer minhas anotações em papel e ficar relendo. Quanto a gestão de tempo, eu quando decido aprender algo sou bem disciplinado, as vezes me sinto até meio chato por não querer ser interrompido mas as vezes é preciso por algum assunto importante mas gosto de separar duas horas por dia para estudar. Sou curioso e quero saber o que posso fazer com o próximo passo a ser aprendido.

Boa tarde!

É uma questão de hábito mesmo, eu prefiro escrever e fazer anotações, sempre tenho um caderninho ou folhas de rascunho por perto para anotar tudo, depois vou passando pra agenda o que for importante e o que não for útil descarto.

Boa tarde!

Gosto de fazer anotações num caderno e ao mesmo tempo, coloco algumas informações no Notion no que diz respeito à questão de organização de códigos.

Eu gosto de usar ferramentas digitais para me organizar, mas não deixo de lado o bom e velho post-it nas telas, para me auxiliar com demandas mais prioritarias, ou coisas que posso resolver durante o dia em intervalos de tempo.

Ótimo método! Eu gosto de utilizar post-it tbm, para complementar as ferramentas digitais e me organizar melhor.

também gosto de fazer uma lista até pelo Keep, assim já vou listando o que já fiz.

gostei do seu método gosto de usar mapas mentais

Costumo usar a agenda do Google como lembrete, mas ainda sou adepta do antigo e velho post-it. E acredito que quando escrevo manualmente eu fixo melhor o conteúdo.

Costumo usar a agenda do Google como lembrete, mas ainda sou adepta do antigo e velho post-it. E acredito que quando escrevo manualmente eu fixo melhor o conteúdo.