1
resposta

Gestão da inovação x Transformação Digital

Caros, buenas!

Venho de uma aréa técnica, fui DevOps por quase 10 anos e há pouco fiz transição de carreira para Governança de TI. Aqui na Alura estou desbravando o path "Inovação e Gestão".

Uma dúvida: poderiam me esclarecer a diferença entre Gestão da Inovação e Transformação Digital?

Seria Transformação Digital um passo anterior para ir em direção à Inovação?

Abs!

1 resposta

Olá, Edgar! É ótimo ver que você está se aprofundando em novos conhecimentos e buscando entender mais sobre Gestão da Inovação e Transformação Digital.

A Gestão da Inovação e a Transformação Digital são conceitos que se inter-relacionam, mas não são a mesma coisa.

A Gestão da Inovação refere-se ao processo pelo qual uma organização gerencia suas atividades de inovação, transformando ideias em novos produtos, processos ou serviços. Isso envolve desde a identificação de novas ideias, a seleção das mais promissoras, o desenvolvimento e a implementação dessas ideias.

Por outro lado, a Transformação Digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos — ou modificar existentes — processos de negócios, cultura e experiências de cliente para atender às mudanças de mercado e às exigências regulatórias em constante evolução.

Em outras palavras, a Transformação Digital pode ser vista como um meio para alcançar a inovação. Ela é uma mudança estrutural na organização que permite que a inovação aconteça de forma mais eficaz.

Por exemplo, uma empresa pode passar por uma Transformação Digital ao adotar a computação em nuvem, o que permite que ela inove mais rapidamente porque os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Portanto, não é necessariamente verdade que a Transformação Digital seja um passo anterior à inovação. Em vez disso, a Transformação Digital pode ser vista como um facilitador da inovação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Edgar, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!