2
respostas

gestao-agil-conceitos-agilidade - 07 Faça como eu fiz: modo Toyota de produção

Trazendo o conceito de "Lean da Toyota" para a minha formação em Data Science, busco trabalhar de forma eficiente em projetos de dados, eliminando etapas desnecessárias, garantindo que cada análise ou modelo agregue valor, padronizando processos, automatizando tarefas repetitivas e usando recursos computacionais de forma inteligente.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, John. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre aplicar os princípios do Lean para a área de Data Science é muito interessante. O conceito do modo Toyota de produção se encaixa bem na busca por eficiência, principalmente ao focar na eliminação de desperdícios e na entrega de valor. Trazer essa visão para os projetos de dados, pensando em como cada etapa da análise agrega valor, é um excelente caminho.

É ótimo ver que você já está conectando os aprendizados do curso com a sua área de atuação.

Uma forma de aprofundar a aplicação desses conceitos em seus projetos é mapear o fluxo de trabalho. Identifique cada passo do processo, desde a coleta de dados até a entrega do resultado, e avalie onde ocorrem as principais perdas, como esperas desnecessárias ou retrabalhos, para então buscar a automação e a otimização.

Obrigado por compartilhar sua experiência.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Mike, tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback! Gostei bastante da sua sugestão de mapear o fluxo de trabalho – realmente é um passo importante para identificar gargalos e oportunidades de automação. Vou aplicar essa abordagem nos meus próximos projetos para reforçar essa visão Lean na prática.