3
respostas

Gerenciar perfis em midias social

O curso de midias ele foca em pequenas empresas para gerenciar seu proprios perfis. Alguem aqui resolveu trabalhar por conta propria gerenciando perfis de midias social? Como comecou? Pode compartilhar uma dica?

3 respostas

Olá!

Em 2010 eu trabalhava com marketing de serviços e me associei ao Projeto Implantando Marketing. Ai comecei a aprender como funcionava as redes sociais, fazia gestão de conteúdo para o projeto e comecei a fazer para os meus perfis pessoais. Com o tempo, pessoas e empresas começaram a me procurar para ver se eu poderia fazer o mesmo para os perfis deles.

Então, no meu caso o que funcionou bem, foi fazer gestão nas minhas próprias redes sociais e comecei a escrever muitos artigos para blogs, na época não tinha, (agora já tenho www.priscilastuani.com.br) e isso me ajudou muito a participar de comunidades (palestrando em pequenos eventos e meetups) para fazer com que as pessoas conhecessem o meu trabalho.

A maioria dos clientes que atendia era indicação, mas recebia muitas mensagens por exemplo pelo Twitter e por email.

Você quer começar a trabalhar por conta própria com Social Media?

Isso! Voce me aconselha entao fazer um blog e tentar criar contatos dessa maneira? Existe algo mais que eu possa fazer?

Hum... Uma dica banaca, na minha opinião, é você buscar algum negócio (salão de cabelereiro, barbearia por exemplo) para você oferecer seus serviços, à princípio sem cobrar, assim você pode ver como funciona melhor as coisas do ponto de vista de uma empresa/negócio.

Um aluno da Alura fez isso e ele descobriu que além das redes sociais tem muito gosto e habilidade para criar vídeos, coisa simples, mas bem feita.

Se quiser falar com ele, aqui está o Instagram dele: https://www.instagram.com/franciscomeirajr/

Fazer um blog pode ser uma boa opção, mas agora avalie qual é o melhor passo que você pode dar: focar seu tempo para estudar sobre como criar planejamento e executar tarefas do SM ou criar conteúdo para blogs?

Minha opinião: se eu fosse começar agora, do zero, ia fazer a primeira opção: estudar mais sobre SM e buscar um negócio de algum conhecido para oferecer meus serviços por 3 meses, sem cobrar nada. Depois criaria artigos, você pode postar no pulse do seu LinkedIn também. Se você tem familaridade/facilidade para criar um blog, manda bala (eu não tinha, por isso postava em blogs de outras pessoas/projetos).

Já dá uma olhada na Workana, caso não conheça. É uma plataforma que tem muitos freelas e as empresas/pessoas contratam a galera de lá. O site também tem várias dicas bacanas para quem quer começar a trabalhar como freela. Super recomendo.

Desculpa o textão, mas me empolgo quando é para falar sobre essas coisas :D

Para se aprofundar nos estudos sobre SM, recomendo a leitura deste artigo que escrevi: http://priscilastuani.com.br/8-maneiras-de-ser-mais-eficaz-em-social-media/

Espero que goste e que seja útil. E se quiser mandar mais dúvidas, fique à vontade.

Eu e os colegas instrutores (e alunos) estamos aqui para te ajudar no que for possível.

Desde já, sucesso e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software