Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Gerenciar o Estresse

Acredito que ainda estou descobrindo o que me ajuda a lidar com o estresse e suavizar as emoções.

Acabei de pagar a academia, e mesmo que eu não esteja estressada vou até lá para relaxar; se movimentar, conhecer novas pessoas ou só ouvir uma música enquanto se exercita me deixa relaxada, mas não em todos os casos.

Estamos sempre frisando como lidar com o estresse com técnicas, exercícios de respiração, pensamento racional, mas sinto que esquecemos que as vezes também temos o direito de sentir. Devemos nos sentir tristes, chorar quando tivermos vontade, ficar com raiva e entendo que as técnicas justamente ajudam a nos controlar quando necessário, porém não se deve negligênciar essas emoções negativas.

Eu gosto muito de desenhar, jogar video game, assistir séries, acredito que possam ser coisas que me ajudam no meu estresse além de se movimentar, ainda sim, sempre que estou fazendo essas atividades não consigo me desligar totalmente daquilo que me deixou triste, ai vem o chorar e desabafar, o importante é perceber que o mundo não vai acabar e que devemos equilibrar essas emoções e nos controlar quando necessário.

1 resposta

Fala, Carolina! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua solução para o fórum!

Curti demais como apresentou sua reflexão sobre o estresse, mostrando sensibilidade ao direito de sentir, valorizando o papel da movimentação física e destacando atividades de expressão criativa como desenho e videogame. Essa visão é muito rica porque reconhece que técnicas de controle são importantes, mas também que acolher as emoções faz parte de um equilíbrio saudável.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Rotina de bem-estar: combinar exercícios físicos com momentos de lazer e descanso para equilibrar corpo e mente.
  • Autocompaixão: permitir-se sentir sem julgamento, entendendo que emoções negativas também fazem parte da vida.
  • Rede de apoio: compartilhar sentimentos com pessoas de confiança para aliviar a carga emocional e fortalecer vínculos.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: você acredita que é mais eficaz buscar atividades que ajudem a se desligar do estresse ou permitir que ele seja vivido e processado de forma consciente para depois se equilibrar?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!