Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Gerenciando dados de uma universidade

Boa tarde! Fiquei com uma dúvida... A FNBC diz que todos os campos da tabela precisam ser chaves candidatas. Fechei o exercício separando o banco de dados em 3 tabelas: Cursos, Departamentos e Professores

Em Cursos coloquei:

cursoID
nomeCurso
ProfessorID
DepartamentoID

Minha dúvida é sobre professorID e DepartamentoID,elas são chaves candidatas?

1 resposta

Olá Andrey! tudo bem?

Na FNBC, a regra principal é que cada determinante deve ser uma chave candidata, ou seja, não pode haver dependências funcionais não triviais de atributos que não sejam chaves candidatas.

Vamos analisar a tabela Cursos que você mencionou:

  • cursoID: Este é o identificador único para cada curso, então é uma chave primária.
  • nomeCurso: Este campo depende exclusivamente do cursoID.
  • ProfessorID e DepartamentoID: Estes campos indicam qual professor ensina o curso e a qual departamento o curso pertence.

Para determinar se ProfessorID e DepartamentoID são chaves candidatas, precisamos verificar se eles podem ser usados para identificar unicamente um registro na tabela Cursos. Em geral, ProfessorID e DepartamentoID por si só não são suficientes para identificar um curso de forma única, pois um professor pode ensinar vários cursos e um departamento pode oferecer vários cursos.

Portanto, na tabela Cursos, cursoID é a chave primária, e ProfessorID e DepartamentoID são chaves estrangeiras que fazem referência às tabelas Professores e Departamentos, respectivamente. Eles não são chaves candidatas na tabela Cursos, pois não identificam unicamente um curso.

Destaco que você pode conferir o gabarito em Ver opinião do instrutor.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!