2
respostas

gerenciamento mac

Gerir um switch com portas mac e viavel, mas grandes empresas isto se torna dificil, pois sempre novos computadores/notebooks, etc, além de manutenção placa de rede e etc. A uma solução, como ter um arquivo batch fechando todas portas e abrindo para receber novo mac.

2 respostas
Quando se fala em Redes puramente temos um recurso de auto aprender um determinado MAC de um Host conectado a uma porta porém na área de Segurança existe testes de vulnerabilidades como Pentest para evitar esse tipo de ataque.

Bom dia Luiz!!

Além do que você colocou acima, cabe ressaltar que a filtragem de endereços MAC é uma técnica de segurança por obscuridade (leva a uma falsa sensação de segurança). Em redes sem fio por exemplo, o uso do protocolo WEP associado a esta técnica é um caso prático de vulnerabilidade de segurança (apesar de não fazer parte da especificação IEEE 802.11, a filtragem de MAC é disponibilizada por vários fabricantes de equipamentos Wi-Fi para tentar aumentar o controle de acesso à rede), pois não evita a autenticação do invasor por meio de ataques de MAC Spoofing (falsificação de endereço MAC) que podem facilmente ser orquestrados. Embora seja mais eficaz em redes com fio, ainda assim é suscetível a ataques mais elaborados.

Complementando, a Filtragem de MAC também pode ser realizada por meio de Whitelist/BlackList no Roteador.

No modo “Whitelist”, o roteador restringirá o acesso da LAN a todos os computadores, exceto aqueles contidos no painel “MAC Filter List”.

No modo “BlackList”, os dispositivos listados são completamente bloqueados do acesso à rede local.

Algumas soluções contam com interface gráfica e outras oferecem recursos como o Log MAC: quando ativado, o Log MAC registra os endereços MAC que estão conectados ao roteador.

É possível também configurar o roteador para enviar alertas caso um dispositivo conectado tenha um endereço MAC que o roteador não reconheça, a partir disso o administrador pode tomar uma ação: permitir ou bloquear este novo dispositivo.

fonte: https://usatcorp.com/faqs/configure-mac-filter/

Embora utilize o mesmo princípio do Mac Filter, sua implementação demonstra ser menos onerosa (do ponto de vista prático) que a configuração pontual de cada interface do Switch considerando um cenário com muitas estações de trabalho.

Abs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software