2
respostas

Gerenciamento dos Recursos Humanos x Gerenciamento das Partes Interessadas

Como esses processos se relacionam?

2 respostas

Caro Paulo,

Obrigado pela postagem!

Existem diversas possibilidades de relacionamento entre estes processos, eis algumas bem ilustrativas:

Imagine que as partes interessadas geram diversos requisitos de diferentes naturezas (tais como: escopo, prazo, qualidade,etc), os quais para serem atendidos ao longo do projeto precisam de recursos humanos adequados.

Neste contexto, por exemplo se temos um requisito que o projeto precisará por exemplo informar para a área financeira a TIR (Taxa Interna de Retorno) a cada mês no Comite Executivo precisaremos alocar um recurso com formação em finanças para gerar tal report.

Outro exemplo, imagine que o projeto envolve o desenvolvimento de uma tecnologia que poderá trazer diversas vulnerabilidades em termos de segurança da informação a organização, depois da mesma ser implantada, neste caso a parte interessada o CTO (Chief Technology Officer) solicitou que desde o início uma pessoa (um recurso humano) especializada em cyber security seja alocada na equipe do projeto, para que os riscos associados a estes potenciais vulnerabilidades possam ser tratados.

Por fim, ressaltamos que não é só uma relação de demanda das partes interessadas e tratamento pelos recursos humanos. Pois , o inverso pode ocorrer quando estamos definindo as competências requeridas da equipe do projeto pelo processo de recursos humanos e aí descobrimos que teremos que conversar com alguma parte interessada, como por exemplo um gestor de departamento a liberação de uma pessoa para ingressar na equipe do projeto.

Bons estudos!

Agradeço. Minha dúvida é porque tinha entendido que os membros da equipe do projeto também são classificados como partes interessadas, de forma que os dois processos pareciam se confundir pra mim. Mas está claro agora. Agradeço.