1
resposta

Gerenciamento de qualidade em projetos

Uma duvida que tenho é como criar as atividades de qualdiade dentro do projto.

Em desenvovlimento de software para cada ou conjuntos de PR lançada(s) eu devo ter atividade(s) de qualidade dentro do escopo do projeto?

Eu devo incluir as ativiades de re-trabalho do desenvolvimento dentro do escopo do projeto tambem? Eu pergunto isso pois é muito dificil prever o que dará errado ou não e gostaria de saber como gerencia-las.

1 resposta

Olá, Auã! Tudo bom?

Essas são questões importantes para garantir a eficácia e a eficiência do projeto.

Primeiramente, sim, é recomendável incluir atividades de qualidade para cada release ou conjunto de releases no projeto. Isso pode ser feito definindo critérios de aceitação claros e processos de revisão ou testes que garantam que o software atenda a esses critérios antes de ser considerado completo. Essas atividades de qualidade devem ser planejadas e documentadas no Plano de Gerenciamento da Qualidade, que é parte integrante do Plano de Gerenciamento do Projeto.

Quanto às atividades de retrabalho, é prudente incluí-las no escopo do projeto. Embora seja desafiador prever exatamente o que pode dar errado, você pode utilizar técnicas de análise de risco para identificar potenciais problemas e planejar atividades de mitigação, incluindo o retrabalho necessário. Isso não só ajuda a gerenciar as expectativas dos stakeholders, mas também contribui para uma alocação mais realista de tempo e recursos.

Para integrar efetivamente a qualidade ao plano de gerenciamento do projeto, você pode seguir a abordagem de relacionar a qualidade diretamente com outros temas do gerenciamento de projetos, como tempo, custo e escopo. Estabelecer padrões de qualidade desde o início e garantir que eles sejam seguidos durante todo o projeto é crucial. Isso envolve a colaboração contínua entre as equipes de desenvolvimento e qualidade para garantir que todos os aspectos do software estejam alinhados com os objetivos de qualidade estabelecidos.

Por exemplo, você pode definir que após cada sprint ou release, uma série de testes de qualidade seja realizada e que qualquer falha identificada resulte em atividades de retrabalho planejadas. Isso deve ser documentado e todos os envolvidos devem estar cientes desses processos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software