Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Gerenciamento de perfis de cor

Boa tarde professor No campo de perfis de cor, sempre me surge a dúvida em qual perfil iniciar meu trabalhos. Os programas da Adobe por exemplo exibe diversos desses perfis:

CMYK ativo: Japan Web Coated (ad)

Coated FOGRA27 (ISO 12647-2:2004

Coated FOGRA39 (ISO 12647-2:2004

Coates GRaCoL 2006 (ISO 12647-2:2004

Japan Colo 2001 Coated

etc

E também a opção: Não efetuar gerenciamento de cores

Qual opção me daria maior segurança para eu obter a melhor fidelidade das minhas cores?

Desde já agradeço

3 respostas
solução!

Oi, André

Os perfis CMYK existem para padronizar os processos de impressão, de modo a buscar que a produção reproduza fielmente o que se vê em tela, além de melhor aproveitar as características específicas de cada substrato.

Ao escolher um determinado perfil, você está informando como será o gerenciamento e equilíbrio de cores. Cada um deles, portanto, dará instruções próprias ao maquinário no momento da impressão. Veja os exemplos a seguir:

• Coated FOGRA27 e Coated FOGRA39: utilizados em impressões de alta qualidade (em papel couchê, por exemplo), que suportam uma carga total de tinta de 350%.

• U.S. web coated (SWOP) v2: o Photoshop e demais softwares gráficos geralmente o utilizam como padrão. Ele limita a carga total de tinta em 300%.

No Brasil, os perfis mais comuns na produção são: U.S. web coated (SWOP) v2, U.S. web uncoated v2, Coated FOGRA27 e Coated FOGRA39. De qualquer maneira, caso queira ter o maior controle possível da impressão, pergunte à gráfica qual perfil ela utiliza.

Não efetuar o gerenciamento de cores significa que as especificações de cores dependerão do dispositivo. Dessa forma, o mais seguro é você utilizar um dos que citei acima e também fazer contato com a gráfica. Mas saiba que, geralmente, apenas as empresas de maior porte e capacidade técnica é que fazem esse tipo de controle; bureaus rápidos muito provavelmente não o farão.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Abraço,

Felipe Labouriau

Muito obrigado! Já deu um norte muito bom na hora de começar um novo projeto

Obrigado Abs

Que bom, André!

Conte conosco.

Abraço