1
resposta

Gerenciamento de expectativas

Tenho uma técnica sobre a zona de conforto que pode ser útil, então decidi compartilhar.

Muitas pessoas tem medo de sair da zona de conforto pois elas atrelam seus resultados a sua imagem, ou seja, se elas forem mal fazendo algo novo ou diferente enquanto estão fora da zona de conforto, elas se sentirão mal.

E como muitos erros ou situações que causam vergonha acontecem fora da zona de conforto, acredito que isso é um dos grandes motivos pelas pessoas não se sentirem abertas para saírem da zona de conforto.

Como estamos constantemente fazendo previsões sobre o que vamos sentir e o que vai acontecer, há um "macete" que uso ao tentar aprender algo novo que é aceitar a priori que poderei ir mal, não de forma negativa, mas pensando que isso será uma oportunidade de crescer e melhorar. Assim eu gerencio as minhas expectativas de antemão, permitindo-me raciocinar sobre o nervosismo, ou talvez o medo, de passar vergonha fazendo uma nova atividade e o que eu devo esperar de mim como um novato nessa situação.

Meu post é mais uma forma de abrir discussão. Fiquem a vontade para me corrigir ou acrescentar.

1 resposta

Olá, Marcello. Tudo bem?

Essa dica é ótima, precisamos desenvolver esse pensamento de que podemos ir mal nas nossas atividades e isso é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Muito obrigada por compartilhar essa perspectiva conosco.

Bons estudos!